X

Seminário vai debater e apresentar propostas para políticas públicas voltadas aos pequenos negócio

Em parceria com o Ministério da Economia, iniciativa tem apoio de entidades setoriais com o objetivo de orientar o retorno do atendimento presencial de forma segura e consistente

O Sebrae realiza, entre os dias 13 e 23 de outubro, o I Seminário de Políticas Públicas e Pequenos Negócios. O evento, que será totalmente online, tem o objetivo de construir uma agenda, baseada na leitura do cenário atual, que vai apontar os principais problemas identificados nas políticas públicas voltadas às micro e pequenas empresas, bem como propor soluções para sua superação. Essa agenda servirá de base para construção de proposições do Sebrae que serão apresentadas ao Governo Federal e ao Congresso, além de subsidiar a gestão das soluções da própria instituição voltadas para o desenvolvimento territorial. O seminário é direcionado a técnicos, líderes e gestores públicos e vai reunir as principais instituições brasileiras ligadas a esses temas.

A construção das políticas públicas focadas nos pequenos negócios tem crescido nos últimos anos. A quantidade de atores, instituições e pesquisadores envolvidos nesse debate tem demonstrado que, cada vez mais, o país tem priorizado o segmento dos pequenos negócios na sua agenda de desenvolvimento. Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles: “É fundamental abrir um espaço que seja entendido como um processo de construção e reflexão permanente, com os principais atores do país. Precisamos elencar os desafios a serem enfrentados para propor soluções eficientes ao poder público”.

Ao longo dos 9 dias do encontro, os participantes vão debater sobre os seguintes temas: acesso a crédito, programa Brasil Mais Simples (desburocratização), promoção da competitividade, reforma tributária, direitos difusos e acesso à Justiça. São 19 Palestras já confirmadas, dentre elas: Financiamento e Acesso ao Crédito; Medidas de Simplificação para Abertura de Empresas no Brasil; Simplificação Tributária: Nota Fiscal Fácil, Compras Governamentais – Uso do Poder de Compra do Estado como Fator Indutor do Desenvolvimento Econômico Sustentável; dentre outras.

Serviço:

I Seminário de Políticas Públicas e Pequenos Negócios

Informações e inscrições: seminariopppn.com.br

Data: Começa no dia 13 de Outubro, às 8h. Acompanhe a programação no site.

 

Dia Nacional da Micro e da Pequena Empresa

O dia 5 de outubro celebra o trabalho dos mais de 17 milhões de empreendedores brasileiros que com seus pequenos negócios são responsáveis por movimentar a economia do país. Segundo dados do Sebrae, as micro e pequenas empresas representam 99% de todas empresas brasileiras e respondem por quase 30% do PIB e 55% do estoque de empregos formais. (Assessoria Sebrae)

 

Fabiano Azevedo: