X

Sindmed-AC cobra melhorias nos hospitais de Xapuri e Brasileia

A diretoria do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) visitou os hospitais de Xapuri e Brasileia, encontrando falhas que serão levadas a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e Ministério Público Estadual (MP/AC). O objetivo é apontar as demandas para garantir uma melhor qualidade no atendimento.

Em reunião com filiados do Hospital Geral de Brasileia, houve a constatação da necessidade de contratação de mais profissionais. Outra demanda feita foi a necessidade de um tomógrafo na unidade que permita aprimorar a avaliação dos pacientes e evitar deslocamentos desnecessários para Rio Branco.

Reunião abordou suposta falta de profissionais em hospital novo (Foto: Assessoria Sindmed)

“O hospital é novo, enorme, mas faltam médicos e faltam equipamentos que poderiam agilizar o atendimento local, evitando atrasos e o deslocamento de pacientes que os colocam em risco de morte”, justificou o presidente do Sindicato.

Em Xapuri, a diretoria do Sindmed-AC encontrou, na sexta-feira, 2, uma estrutura precária no Hospital Epaminondas Jácome, com diversas paredes cheias de infiltração, uma porta improvisada que potencializam a contaminação e o afundamento do piso da sala de emergências com risco possível de desmoronamento.

Na unidade ainda faltam medicações e há oscilação de energia que inutiliza o equipamento de raio-x.

“O hospital passou apenas por uma pintura na fachada do prédio, deixando a parte interna sem os reparos necessários. A situação pode resultar inclusive na interdição por parte do CRM, se o órgão fiscalizador julgar procedente”, explicou o sindicalista.

Unidade estaria em condições precárias, segundo o sindicato (Foto: Assessoria Sindmed)

Doação – A diretoria do Sindicato ainda aproveitou para realizar a doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os médicos que atuam no Hospital Geral de Brasileia, buscando colaborar com proteção dos profissionais.

Falta segurança – O presidente do Sindmed-AC verificou a necessidade de ampliar o serviço de segurança para os hospitais visitados para coibir o assédio e até a prática de crimes, preservando a vida de pacientes e profissionais de saúde.

Relatório – Um relatório será enviado a Sesacre e ao MP/AC, apresentando todas as demandas encontradas com o objetivo de cobrar melhorias. (Assessoria Sindmed)

Categories: Flash Geral
Fabiano Azevedo: