Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Votação para prefeitos e vereadores será neste domingo; eleitor deverá levar caneta para uso individual

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conclui a assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais que serão usados nas eleições de outubro (José Cruz/Agência Brasil)

Neste domingo, 15, os eleitores dos municípios acreanos e das demais cidades brasileiras irão às urnas para votar para prefeito e vereador. Como são apenas duas escolhas, o processo deve ser fácil e rápido, contudo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda o uso da “colinha”.

Ao chegar diante da urna, o eleitor irá digitar os cinco dígitos para a escolha do candidato a vereador. Após confirmar esse voto, basta digitar os dois dígitos para prefeito e apertar confirma.

 

Horários

No Acre, das 7h às 10h, podem votar pessoas excepcionalmente maiores de 60 anos de idade. O horário para os demais eleitores poderem votar é das 10h às 17h.

Ainda neste domingo será possível conhecer os novos vereadores e saber se haverá ou não segundo turno para prefeito. Caso haja, o segundo turno será no dia 29 de novembro.

 

Coronavírus

Como medida de prevenção à contaminação do novo coronavírus, será obrigatório o uso de máscara. É preciso ainda que cada pessoa leve a sua caneta que não poderá ser compartilhada. Além disso, o eleitor deverá passar álcool em gel nas mãos antes e depois de digitar o seu voto na urna eletrônica.

O mesário não poderá pegar os documentos de ninguém, portanto, o eleitor deverá mostrá-los.

 

“Esqueci o meu título de eleitor. E agora?”

Para votar, os documentos exigidos são o Título de Eleitor e um documento oficial com foto. Contudo, vale ressaltar que a posse do título eleitoral não é obrigatória, mas ajuda a encontrar a zona e a seção eleitoral. Assim, caso tenha perdido ou esquecido o título, ainda é possível ir votar apenas com o documento oficial com foto. (Da Redação A GAZETA)

Sair da versão mobile