X

Aprenda a ganhar dinheiro na internet fazendo o que gosta

A internet abre a oportunidade para que cada vez mais pessoas possam trabalhar com o que gostam e se sentirem realizados em suas atividades profissionais.

Isso acontece porque o meio virtual possibilita que você fale sobre tudo, tudo mesmo! Ele é uma espécie de universo que complementa o físico e conecta pessoas por meio de informações.

Ganhar dinheiro na internet já não é uma novidade para muita gente, inclusive para grandes empresas que hoje dependem totalmente do meio digital para existir. No entanto, são poucas as pessoas que sabem como criar um negócio na internet e ganhar dinheiro fazendo o que gosta.

Ainda assim, a internet possibilita que você encontre todas as informações para começar a trabalhar com o que gosta. Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o assunto para que você possa ganhar dinheiro na internet trabalhando com a sua paixão.

Formas de ganhar dinheiro na internet 

A primeira coisa que você precisa entender é quais são as formas mais comuns de se ganhar dinheiro na internet. Existem muitos modelos de negócio que são sucesso online, mas nem todos eles possibilitam que você siga o seu sonho e trabalhe com o que gosta.

Veja algumas das formas de ganhar dinheiro na internet que são mais comuns e podem ser um caminho para você começar a ganhar dinheiro com o que gosta.

Exibição de anúncios

A exibição de anúncios é uma das formas de monetizar o seu negócio online. Muitas pessoas utilizam essa forma para ganhar dinheiro com seus blogs ou canais no YouTube. A cada vez que um anúncio é exibido, o dono do blog ou do canal ganha uma pequena quantia e quando alguém clica neste anúncio, a quantia recebida é ainda maior.

Muitas pessoas utilizam o Google Adsense para receber dinheiro por meio da exibição de anúncios. No entanto, estes anúncios também podem ser contratados de forma particular, por pessoas que desejam patrocinar o blog ou canal. Uma boa forma de ganhar dinheiro com anúncios é fazer uma combinação entre os dois tipos.

Propagandas 

Nas propagandas também estão incluídas as exibições de anúncios, só que elas podem ir além. Muitas empresas patrocinam posts e vídeos ou até canais e blogs inteiros para que os criadores insiram o seu produto ou serviço no meio do conteúdo. Essas propagandas podem render um bom dinheiro, principalmente em canais de grande audiência.

Os preços e termos de contrato são acertados entre a empresa e o criador de conteúdo. O valor vai depender muito da influência do canal ou blog, então quanto melhor for a qualidade, mais chances o produtor de conteúdo tem de fechar bons contratos.

Vendas de produtos digitais

Os produtos digitais estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. Isso acontece porque muitos empreendedores viram a oportunidade de ganhar dinheiro compartilhando informações sobre assuntos que dominam por meio de e-books, cursos e eventos online.

Na internet você encontra gente ensinando tudo. Se você domina algum assunto, pode até mesmo criar o seu produto e vender, mas se não tem nada em mente a ser criado, pode aproveitar os canais como Hotmart, Monetizze e Eduzz, escolher um produto para promover e ganhar comissões como afiliado.

Estes canais possuem um domínio reconhecido e criam um outro personalizado para que você possa divulgar o produto e ganhar dinheiro todas as vezes que alguém fizer uma compra por ele.

Vendas de produtos físicos 

O mesmo pode acontecer com produtos físicos. Se você vende algum produto, como roupas, eletrônicos ou até mesmo artesanatos, é possível criar uma loja virtual própria e ganhar dinheiro com suas vendas. Para isso, você só vai precisar contratar uma hospedagem e fazer o registro de domínio para ter o seu próprio endereço virtual.

Todas as vezes que as pessoas comprarem pela sua loja, você recebe o dinheiro e inicia o processo de entrega do produto. O grande diferencial da internet é que você pode vender ao mundo todo, tendo muito mais chances de vender do que somente com a sua loja física.

Agora, se você ainda não vende nada, pode optar por ser afiliado também a produtos físicos, pelas plataformas como Magazine Luiza ou Amazon. Essas lojas oferecem uma enorme variedade de produtos e a possibilidade de afiliação, de modo que você também consegue o seu domínio personalizado para divulgar os produtos, vender e ganhar comissões.

Como ganhar dinheiro na internet fazendo o que gosta

Para ganhar dinheiro com o que você gosta na internet você vai precisar definir o seu nicho e modelo de operação. Se você gosta de algo que não tem nada a ver com vendas, por exemplo, considere criar um canal no YouTube, blog ou perfil em rede social para criar conteúdo sobre determinado assunto.

Por outro lado, se o que você gosta é passível de venda, você pode optar por criar uma loja virtual ou vender como afiliado. Essa é uma ótima opção de ganhar dinheiro na internet para quem se interessa por algum segmento que permite a comercialização de produtos, como artigos esportivos, perfumes, roupas ou qualquer outra coisa que chame o seu interesse.

Você também pode optar por combinar os dois modelos e ganhar dinheiro tanto com vendas quanto pela monetização de conteúdo por meio de anúncios e outras propagandas. O seu conteúdo também pode servir de marketing para o produto que você vende, então crie conteúdo de qualidade e as pessoas podem até mesmo se atrair mais pelo seu produto.

Como melhorar seus ganhos na internet 

Pronto, agora que você já viu como é possível ganhar dinheiro na internet fazendo o que gosta, você só vai precisar implementar algumas estratégias para ter chances de aumentar o seu faturamento, seja em vendas ou em patrocínio de marcas.

Sendo assim, veja abaixo quais os principais pontos para ficar atento e melhorar seus ganhos na internet.

Audiência

Quanto mais pessoas tiverem recebendo a sua mensagem, mais poder de influência você terá. Logicamente, vai depender também do engajamento, mas ainda assim é importante alcançar o maior número de pessoas com o seu conteúdo, pois assim é possível fazer mais vendas ou aumentar os valores de publicidade do seu canal.

Engajamento

Não vai adiantar ter audiência se os seus seguidores forem fantasmas. Por isso, você vai precisar prestar bastante atenção no seu engajamento, prestando atenção na sua taxa de respostas, compartilhamentos e outras métricas.

Conteúdo 

Para ter audiência e bom engajamento você vai precisar muito de um bom conteúdo. Certifique-se de que o seu conteúdo no blog, canal ou nas redes sociais é de qualidade, pois isso faz total diferença para sua taxa de retenção e crescimento da sua audiência. Ninguém engaja com conteúdo ruim!

Copywriting 

Copywriting é a famosa escrita persuasiva que transforma o seu poder de influência, engajamento e alto número de seguidores em dinheiro, seja por vendas ou por resultados em campanhas publicitárias.

Embora se fale muito de escrita, o copywriting envolve muito o discurso persuasivo, também utilizado em vídeos ou posts nas suas redes sociais. Vale a pena aprender mais sobre o assunto!

Conclusão 

A internet é o meio mais democrático para que as pessoas possam criar seus negócios, empreender e ganhar dinheiro, principalmente fazendo o que gosta. Até mesmo os investimentos, como domínio, hospedagem de sites ou aprendizados são acessíveis e isso faz toda diferença para quem deseja investir em uma carreira que goste.

Aproveite as oportunidades do meio digital e comece a desenhar o seu projeto para trabalhar com o que gosta na internet.

Se você gostou deste post, não deixe de compartilhar em suas redes sociais e com amigos que podem se interessar por essas informações. (Texto Cedido)

Fabiano Azevedo: