20 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

20 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Prefeitura de Rio Branco reinaugura o museu ao ar livre Seringal Urbano Parque Capitão Ciríaco

Fabiano Azevedo por Fabiano Azevedo
17/12/2020 - 16:05
Prefeitura de Rio Branco reinaugura o museu ao ar livre Seringal Urbano Parque Capitão Ciríaco
Manda no zap!CompartilharTuitar

Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), reinaugura o museu ao ar livre Seringal Urbano Parque Capitão Ciríaco, nesta sexta-feira, 18, às 8h. Neste evento serão concedidos os certificados de premiação aos vencedores dos Prêmios Garibaldi Brasil de Literatura, Cores da Cidade de Artes Visuais e Mestres e Mestras da Cultura Popular e Tradicional de Rio Branco. Seguindo o protocolo de segurança da Covid–19, o espaço cumprirá as medidas do distanciamento social, o uso de máscara e álcool em gel.

Prefeitura de Rio Branco reinaugura o museu ao ar livre Seringal Urbano Parque Capitão Ciríaco

História do Seringal Urbano Parque Capitão Ciríaco

A história do lugar onde hoje é o parque começa com o conhecido “sítio” que leva o nome do Capitão Ciríaco e da tão famosa “casinha” que ele, a esposa e seus filhos Lúcia, Olívia e Antônio viveram uma rica história de amor em terras acreanas.  O espaço surgiu numa época em que a Estrada AC- 1 era apenas um varadouro, e foi sendo construído a cada árvore plantada, algumas importadas de Belém-Manaus a pedido do Capitão aos seus amigos navegadores.

Com o passar dos anos, além das fruteiras aumentava-se a quantidade de seringueiras no local, e assim o sítio ganhava ares de seringal em pleno centro da cidade de Rio Branco. Um seringal de cultivo que gerava bastante lucro, produzindo borracha de alta qualidade, o que contribuía para que o Capitão Joaquim de Oliveira tivesse mercado garantido em Manaus, onde negociava diretamente sua mercadoria. Os anos foram passando e o sítio que agora se transformara em Seringal garantia o sustento da família. O Sitio sempre foi um porto seguro para o velho Capitão que passeava por entre as seringueiras e transmitia sabedoria e experiência para os seus descendentes, ensinando o rico ofício de seringueiro: cortar, defumar e fabricar objetos de látex.

Dessa forma, ao longo dos anos a família Ciríaco soube preservar o espaço protegendo o ambiente dos invasores, fato este que contribuiu para que hoje conheçamos parte da estrutura física originária e natural do espaço.

No ano de 1994, a Prefeitura Municipal de Rio Branco comprou o espaço da família e o transformou em Parque Capitão Ciríaco e foi dessa forma que o antigo seringal de cultivo, passou a ser um Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paisagístico e Ambiental dentro da área urbana de Rio Branco.

Em 2016, o parque sofreu um incêndio criminoso e agora em 2020, após um processo de revitalização, o único Seringal urbano do mundo está sendo entregue novamente a comunidade, mantendo viva assim, a memória material e imaterial do período da economia da borracha – dos Seringais, do velho Capitão e suas Seringueiras. Para que acontecesse a revitalização do Seringal Urbano Parque Capitão Ciríaco, museu ao ar livre, foram destinados recursos próprios da Prefeitura Municipal de Rio Branco e também utilizou emendas parlamentares. O Deputado Federal Léo de Brito, destinou emenda para a construção do novo trapiche de acesso ao parque. O Vereador Rodrigo Forneck, destinou emenda para a montagem de exposição e o Vereador Mamed Dankar, destinou emenda para os mobiliários do parque.

“Devolver o Parque Capitão Ciríaco para a sociedade riobranquense e junto com ele sua musealização é um ato não somente de preservá-lo, mas também de contar sua história e o modo de vida dos outros seringais que aqui existiam antes de Rio Branco se tornar cidade. Além disso, o parque será mais um atrativo turístico para quem quiser conhecer o lugar onde morou o ex-combatente da Revolução Acreana, o Capitão Ciríaco, e apreciar o canto dos pássaros e o sossego que o único seringal urbano do mundo tem, um lugar acolhedor e que sempre abrigou as mais diversas histórias”, enfatizou a Coordenadora do Dep. de Patrimônio Histórico e Cultural da FGB, Diana Dantas.

Em parceria com a Embrapa-Ac, foi realizado um projeto de reflorestamento no parque, onde as clareiras foram reflorestadas com espécies de plantas nativas da Amazônia. “ O Parque Capitão Ciríaco fica localizado no centro da cidade, o único seringal urbano do mundo. Seu potencial ambiental e sua função é fundamental para Rio Branco. Depois de muitos anos conseguimos resgatar nossa história através do Parque. A semeia em parceria com a Embrapa e Ufac, fizeram um plantio de árvores e também a implantação de paisagismo”, destacou o Secretário de Municipal de Meio Ambiente, Aberson Carvalho.

Para enriquecer com arte o parque, foi feito um mosaico pelo artista César Farias que retrata com alguns desenhos a fauna, a flora e o cotidiano dos seringais e da cidade. O Seringal Urbano Parque Capitão Ciríaco, vai está inaugurando salas museus para visitação:

Sala Teixeirinha do Acre: Essa sala é uma homenagem ao diretor, roteirista, cinegrafista, montador, ator, cantor, compositor, fotógrafo, radialista e professor, João Batista Marques de Assunção. Que no início de sua carreira como cantor adotou o nome artístico de Teixeirinha do Acre, e em 1993 passa a assinar como cantor João Manhãs, e no cinema João Batista. A sala Teixeirinha é uma mini galeria onde pode ser exposta diversas exposições e também é uma sala multiuso da cultura;

Sala Memória Rio Branco Seringal: Será um ambiente apresentando a história através de painéis com textos e fotografias sobre o Capitão Ciríaco e sua família, o parque, os seringais e, além disso, irá compor na sala, garrafas antigas da época dos seringais encontradas na extensão do rio Acre pelo caçador de relíquias Joelson Morais;

Capela Nossa Senhora da Seringueira: É uma réplica das antigas igrejinhas simbolizando àqueles devotos que viviam em seringais cultuando sua fé;

Redário da Leitura: E para quem aprecia uma boa leitura, o espaço será para quem quiser esticar sua rede e ler um bom livro;

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Casa do Seringueiro e Defumador: Retrata o cotidiano familiar e de trabalho do seringueiro. Na casa serão expostos utensílios usados na moradia do seringueiro e no defumador serão expostos todos os elementos que são utilizados no processo de defumação do látex;

Galeria Livre de Arte e Ciência: É uma galeria destinada a obras produzidas pelos frequentadores do Centro de Convivência Arte de Ser, que trabalha com a arte de forma terapêutica. A galeria é inspirada no museu do inconsciente da Dra. Nise da Silveira, que fica localizado na cidade do Rio de Janeiro;

Centro de Convivência e Cultura Arte de Ser: Arte de Ser é um espaço de convivência em que a arte é um caminho de expressão e de aproximação de pessoas portadoras ou não de transtornos mentais. Um espaço de troca, de contato humano, de sociabilidade e de encontro entre pessoas de origens, percursos de vida e classes sociais diferentes.

“ A entrega do Seringal Urbano Parque Capitão Ciríaco um museu ao ar livre para a cidade de Rio Branco, é um respeito que a prefeitura tem com toda a sociedade, o parque está presente na memória afetiva de todos os riobranquenses. É um espaço que trata diretamente da história da formação dos povos e moradores de Rio Branco que remete ao seringal, que também trabalha a questão da identidade dos acreanos. Então é uma alegria muito grande em nome da Prefeita Socorro Neri está devolvendo esse parque para a cidade, que em 2016 sofreu um incêndio criminoso”, enfatizou o presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Sérgio de Carvalho.

Texto: Geovana Farias, Assessoria de comunicação da Fundação de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil. (Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Rio Branco)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Mulher-Maravilha 1984 estreia no cinema do Via Verde Shopping

Próxima Notícia

Pagamento do 13º salário vai movimentar a economia do estado com mais de R$ 130 milhões

Mais Notícias

Seacom/ Prefeitura de Rio Branco
6º destaque

De aulas de alfabetização a capoeira; confira a agenda cultural desta quinta-feira em Rio Branco

20/08/2025
Rio Branco registra menor investimento em saneamento básico por habitante entre capitais brasileiras, aponta estudo
4º destaque

Rio Branco registra menor investimento em saneamento básico por habitante entre capitais brasileiras, aponta estudo

20/08/2025
Foto: Arquivo/Prefeitura
Geral

Prefeitura de Rio Branco intensifica ações no Dia Mundial de Combate ao Mosquito

20/08/2025
Foto: Marcos Santos/Secom
Geral

Judiciário define regras para entrada de crianças e adolescentes no Festival da Farinha

20/08/2025
Tribunal de Justiça regulamenta entrega voluntária de crianças para adoção no Acre
Geral

Tribunal de Justiça regulamenta entrega voluntária de crianças para adoção no Acre

20/08/2025
Programa Mulheres Mil oferece oportunidades de qualificação. Foto: Luciano Cezario.
Geral

Governo e Ifac abrem inscrições para 60 vagas em cursos do programa Mulheres Mil

20/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real

Pagamento do 13º salário vai movimentar a economia do estado com mais de R$ 130 milhões

RBTrans autua empresas por paralisação de 100%

RBTrans autua empresas por paralisação de 100%

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre