Coluna Luiz Theodoro – 27/01/2021

Auxílio emergencial

O governo federal vai pagar, amanhã, 28, mais de R$ 248 milhões de auxílio emergencial para 196 mil pessoas. A portaria do Ministério da Cidadania foi publicada no Diário Oficial da União, após análise das contestações e revisões decorrentes de atualizações de dados governamentais.

O grupo de beneficiários inclui cerca de 191 mil pessoas que contestaram a suspensão do benefício no site da Dataprev, entre 7 e 16 de novembro e entre 13 e 31 de dezembro de 2020, além de outras cinco mil pessoas que tiveram os pagamentos reavaliados em janeiro de 2021. Eles receberão de uma só vez todas as parcelas a que têm direito.

Chumbo grosso!

Às vésperas da retomada dos trabalhos no STF no próximo dia 1º, o presidente do tribunal, Luiz Fux, prepara-se para direcionar a pauta ao atendimento das emergências provocadas pela pandemia. O governo da Bahia, por exemplo, ingressou com uma ação para comprar a Spunik V, apesar da negativa da Anvisa. Outras demandas, como a crise dos insumos e o caos em Manaus, também mobilizaram Fux no final do recesso. Mas o que tirou a calma do magistrado foram os ataques de Bolsonaro à instituição. O mandatário disse ter ficado de mãos atadas no combate à pandemia por causa das ações da Corte, que deram força aos estados e municípios. Fux gostaria de ser mais duro, mas só divulgou nota dizendo que o mandatário “faltou com a verdade”. A volta das férias será quente no STF.

Grupo de Risco

Independentemente da pauta, Fux já decidiu que o Supremo permanecerá funcionando no primeiro semestre ainda com reuniões por videoconferência. Isso pode mudar depois de julho, caso as vacinas comecem a reduzir os danos da Covid. A preocupação no STF vem do fato de que a maioria dos ministros tem mais de 60 anos e faz parte do grupo de risco.

Pautas pendentes

Estará em discussão também se a proibição da venda de bebidas nas estradas deve ser mantida ou não. Outra questão que Fux levará ao plenário é o chamado “direito ao esquecimento”. Familiares de uma jovem assassinada barbaramente no passado pedem indenização a uma emissora de TV por ela ter relembrado o crime em 2004 sem autorização da família.

Prersidente sem moral

Que Bolsonaro está destruindo a imagem do Brasil no exterior já é sabido, mas a recente trapalhada envolvendo a compra fracassada de 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca na Índia rebaixou o País definitivamente à condição de pária internacional. Para tentar passar a perna em Doria, que iniciaria, como realmente iniciou, a vacinação dos paulistas com a Coronavac, Bolsonaro mandou fretar até um avião para ir à Índia buscar os imunizantes, mas deu com os burros n’água. O primeiro-ministro Narenda Modi, que já havia enviado cargas de cloroquina ao Brasil, desta vez deu uma banana a Bolsonaro. A Índia vai exportar vacinas, mas deixou o Brasil de fora.

Batata quente!

Rodrigo Maia tentou convocar a Câmara extraordinariamente em janeiro a pretexto de discutir a crise na saúde, mas desistiu: quatro dos sete membros da mesa diretora são bolsonaristas. Eles temiam que Maia abrisse espaço para a oposição defender o impeachment.

* Maia, porém, já declarou que caberá ao seu sucessor na presidência da Câmara o papel de colocar um pedido de impeachment contra Bolsonaro na pauta. Ocorre que nem Lira e nem Baleia Rossi estão dispostos a isso.


Minha amiga Stela Rosas com as amigas Leane Teles, Joharmonia, Thaissa Oliveira, Patrícia Moraes, Luciane Vieira, Cleide Martins e Paula Gomes comemorando o niver de Raquel Pedroso que veio de Porto Velho para celebrar com as amigas  na Maison do conjunto Ipê.

Minha amiga Nabiha Bestene foi a grande aniversariante de ontem. Passou o dia recebendo o carinho da família e dos amigos. Parabéns, querida!!!

Um super beijo para a minha best friend Sylvia Lustosa pelo seu aniversário!

Melissa Chaves Vieira Ribera ganha festa no dia 28 de janeiro pelo seu aniversário.

A bonequinha Gabriela Nunes Theodoro iniciando a carreira de modelo com os modelitos da loja infantil DIVERKIDS para sua filha bilhar neste verão. Vá conhecer a coleção na Rua TV da Saudade, no bairro do Bosque, em frente à Bionorte.

Não perca tempo e faça seus envios pela maior e melhor transportadora, a DHL, localizada na Av. Ceará, 2879, na Rizzo viagens. Tel.: 68 99910-6896.

 

Assuntos desta notícia