Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre está fora de risco de desabastecimento de oxigênio, diz governo

Diferentemente da triste realidade do Amazonas, que sofre em decorrência da falta de oxigênio para o abastecimento dos hospitais, o Acre não possui risco de insuficiência do insumo. Além de estarem devidamente providas, as principais unidades de Saúde do Estado, que fazem atendimento de pacientes acometidos pela Covid-19, contam com sistemas de geradores de gases autônomos, ou seja, o oxigênio é gerado na própria unidade.

“Nossas principais unidades hospitalares possuem usinas de produção de oxigênio, e também dispomos de cilindros que são utilizados para o transporte de pacientes e enviados para as demais unidades. E, graças ao empenho do nosso governador, estamos devidamente abastecidos”, enfatiza o secretário de Saúde, Alysson Bestene.

Acre está fora de risco de desabastecimento de oxigênio, diz governo
As principais unidades de Saúde do Estado possuem sistemas de geradores de gases autônomos, ou seja, o oxigênio é gerado na própria unidade (Foto: Odair Leal / Secom Acre)

Além do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Acre (Into-AC), a Fundação Hospital do Acre (Fundhacre); o Pronto-Socorro de Rio Branco; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2° Distrito de Rio Branco; a Maternidade Bárbara Heliodora; o Hospital Regional de Brasileia; o Hospital Ary Rodrigues, em Senador Guiomard; o Hospital Regional do Juruá e o Hospital da Mulher e da Criança do Juruá possuem usinas próprias de geração de oxigênio. As unidades menores são atendidas com oxigênio em cilindros, mas o consumo também está dentro do planejado.

“Possuímos duas usinas, uma que atende o Into e outra para o Hospital de Campanha de Rio Branco. Os cilindros são utilizados apenas para backup e transporte de pacientes”, conta a gerente do Into-AC, Lorena Seguel.

De acordo com o responsável pelo gerenciamento do insumo no Departamento Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (Dafi), engenheiro Eduardo Kispergher, “a Sesacre não compra cilindros. Eles são fornecidos em comodato juntamente com o gás. Entretanto, em 2020, foram adquiridos 50 cilindros pequenos para transporte de pacientes, o que promoveu uma melhor distribuição para atender a demanda dentro das unidades”. (Fhaidy Costa / Secom Acre)

Sair da versão mobile