ARTIGO – Brasil, 2º lugar em vacinação no mundo 

Depois da cloroquina, vermífugos, e afins, finalmente tenho o prazer de dar uma boa notícia para todos. Depois que o presidente começou a agir, somente 14 países já vacinaram mais pessoas que o Brasil. Em 8 dias de vacinação, o Brasil já vacinou muito mais gente (732 mil) do que países como México (629 mil), Escócia (420 mil), Argentina (292 mil), Portugal (255 mil), Dinamarca (209 mil), Grécia (177 mil), Bélgica (174 mil), Suíça (169 mil), Áustria (170 mil), Suécia (146 mil), Irlanda (143 mil), Holanda (135 mil), Noruega (78 mil) e muitos outros, que começaram a vacinação bem antes do Brasil. Entre os países que estão na frente do Brasil, França (1.090 mil), Itália (1.420 mil) e Espanha (1.240 mil) serão brevemente alcançados, dada a velocidade e o ritmo constante com que o SUS cumpre um programa de vacinação em massa. Isso levando em conta nossas dimensões continentais e toda a desorientação planejada do governo federal.

Até as 19 horas de segunda-feira, 25/01, 732.620 pessoas haviam sido vacinadas no Brasil. O site Our World in Data nem estava com os dados do Brasil atualizados ainda, lá consta que haviam sido aplicadas 700 mil vacinas no Brasil, pois deve ter sido alimentado pela última vez por volta do início da tarde. Depois disso, mais de 32 mil pessoas (pelo menos, já que RR, MT e TO tiveram dificuldade para atualizar os dados) já haviam sido vacinadas no Brasil. Louvem o SUS.

Dentro de um mês, o Brasil estará entre os 6 países que mais vacinaram pessoas no mundo. Isso é graças ao SUS. Não politizem nem fulanizem o SUS. Nenhum sistema de saúde do mundo, com exceção do NHS britânico, rivaliza com o SUS. O SUS é maior do que as tentativas de desmonta-lo.

O site britânico Our World in Data, está fazendo esse monitoramento em tempo real. Todos os dias os dados mudam. Mas pelas pesquisas que tenho feito a perspectiva é de que as 11 milhões de doses da Coronavac e as 2 milhões de doses da Oxford que já estão no país terão sido aplicadas a 7,5 milhões de pessoas até, no máximo, o começo de março. E muitos dos países que estão à frente do Brasil nesse ranking nem possuem, em estoque, tantas doses assim.

Imagina se não houvesse negacionismo. Viva o Brasil, viva o SUS!

Este é o link do site que acompanha a vacinação em tempo real em todo os países do mundo:

https://ourworldindata.org/…/cumulative-covid-vaccinations


Beth Passos é jornalista 

E-mail: [email protected]


Assuntos desta notícia