Vacinação: Rio Branco já dispõe de números de telefone para cadastro de idosos acamados

Com o início da segunda etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Rio Branco ampliou os canais de atendimento aos idosos acamados, com idade a partir de 80 anos, que podem receber a vacina, mas ainda não são acompanhados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Nesta segunda fase da campanha de vacinação, 600 doses devem ser aplicadas em idosos acamados que tenham idade a partir de 80 anos (Foto: Dircom PMRB)

A pasta disponibilizou dois números de telefone para os familiares dos idosos ligarem e cadastrá-los junto à rede municipal de saúde: o 3216-2400 e 3224-4268. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, e é preciso ter em mãos, o número do cartão do SUS ou CPF do idoso; nome completo e endereço residencial.

Segundo a diretora de Regulação da Semsa, Graça Camurça, o atendimento é feito imediatamente, ou se preferir, o familiar pode deixar o número de contato e nome, para que os atendentes retornem a ligação e façam o cadastro do idoso acamado que irá receber a dose do imunizante. “É um mecanismo prático que vai auxiliar a equipe da secretaria no cadastramento desses idosos e no atendimento. É muito importante que as pessoas tenham em mãos o número GMUS ou do cartão do SUS, o que facilita na hora de registrar o idoso. Se não tiver, pelo menos o CPF e o nome deve ser informado”, explica.

A diretora de Assistência à Saúde, Sheila Andrade, avalia que disponibilizar os números para ligações telefônicas demonstra o interesse e preocupação da gestão da Semsa com a saúde dos idosos que estão em casa. “Esse é um direito que está sendo garantido aos idosos, às famílias, a todos os idosos acamados em casa com mais de 80 anos.”

 

VACINAÇÃO

Na primeira etapa de vacinação contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) garantiu a vacinação de 3.600 pessoas, incluindo os servidores do sistema de saúde, idosos que vivem em abrigos ou unidades penitenciárias e ainda os trabalhadores desses abrigos.

Agora, na segunda fase da campanha de vacinação, 600 doses devem ser aplicadas em idosos acamados que tenham idade a partir de 80 anos. Até sexta-feira, dia 5, quase 8 mil servidores já estarão vacinados, num total de 69% dos trabalhadores da saúde da capital acreana. (Dircom Prefeitura de Rio Branco)

Assuntos desta notícia