Na abertura do ano legislativo, Gladson Cameli destaca esforço do governo para enfrentar a pandemia

Pela primeira vez na história, a tradicional sessão solene que marca a abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) ocorreu de maneira virtual. Ao lado do presidente do Poder Legislativo, deputado Nicolau Júnior; do primeiro secretário da casa, deputado Luiz Gonzaga; e do procurador-geral do Estado, João Paulo Setti; o governador Gladson Cameli fez a leitura da mensagem governamental e pontuou os principais avanços alcançados nos últimos dois anos.

Governador com os deputados estaduais Nicolau Júnior e Luiz Gonzaga (Foto: Marcos Vicentti / Secom Acre)

De maneira enfática, o gestor abriu seu discurso dando destaque ao esforço do Estado e do incondicional apoio dado pelas demais instituições no enfrentamento à pandemia do coronavírus. Cameli citou a construção de dois novos hospitais permanentes em tempo recorde, a abertura de centenas de leitos, a ampliação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), a contratação de novos profissionais, a aquisição de medicamentos e insumos, e a tão aguardada chegada da vacina contra a Covid-19.

“Não seria possível enfrentar os desafios da crise sem o apoio e a colaboração do presidente da República, Jair Bolsonaro, e sua equipe, dos governadores de outros estados brasileiros, dos senadores da República, deputados federais, nobres deputadas e deputados desta augusta Casa do Povo, magistrados do Poder Judiciário, membros do Ministério Público, prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras, pesquisadores acadêmicos, empresários, líderes religiosos e comunitários e da população em geral”, afirmou.

Ainda na área da saúde, o governador disse que o mundo não esperava passar por uma nova pandemia e lembrou dos audaciosos investimentos do governo estadual realizados desde 2019. Gladson citou a conclusão do Pronto-Socorro de Rio Branco, após uma década em obras, a reestruturação da rede pública hospitalar nos 22 municípios, a retomada de serviços que estavam paralisados, como a radioterapia na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

A valorização dos servidores da Saúde, sobretudo aos que estão na linha de frente no combate ao coronavírus, também foi outra importante conquista assegurada pelo governo acreano: “O Auxílio Temporário de Emergência em Saúde, bem como a majoração do adicional de insalubridade, foram concedidos aos profissionais como medida excepcional e temporária de enfrentamento à pandemia. Some-se a isso o pagamento de todos os valores do plantão emergencial exclusivo para cobrir escalas do atendimento a pacientes com Covid-19″, enfatizou.

Educação e Cultura

Na Educação, o governo se reinventou para continuar levando ensino de qualidade para mais de 146 mil estudantes da rede pública. Com o programa Escola em Casa, os alunos acompanham as disciplinas em tempo real por meio da TV, rádio e internet.

Na gestão de Gladson Cameli, a distribuição de fardamento voltou a ser gratuita e uma nova refeição foi implementada na merenda escolar. Com a paralisação das aulas, o governo fez a distribuição de milhares de cestas básicas às famílias dos estudantes cadastrados no programa Bolsa Família.

O transporte escolar recebeu atenção especial do Estado. Novos 110 ônibus foram adquiridos para ampliar a capacidade da atual frota. Com a renovação dos contratos já existentes, o governo assegura o transporte de milhares de alunos em 147 escolas, totalizando 511 rotas.

Muito em breve, a educação indígena do Acre será referência nacional. Autorizado pelo Ministério da Educação, o governo implantará um novo conceito na edificação das escolas voltadas ao ensino dos povos tradicionais. Mais uma grande vitória obtida na administração de Gladson Cameli.

Para o setor cultural, foram destinados recursos superiores a R$ 14 milhões, alcançando diretamente 656 artistas das áreas de formação, arte e patrimônio, audiovisual, povos originários do Acre, cultura afro-brasileira, culturas tradicionais e populares e eventos consolidados ou inéditos.

Segurança Pública

A redução das mortes violentas foi um dos principais obtidos na área da segurança pública. Cameli afirmou que as forças policiais estão nas ruas em defesa da sociedade. O governador mencionou a contratação de 500 novos policiais civis e militares e investimentos maciços nas área de investigação criminal, bem como a criação do Grupamento Especial de Fronteira (Gefron).

Em praticamente um ano, o Gefron já realizou 155 operações policiais em 17 municípios, que resultaram na apreensão de entorpecentes, armas, dinheiro em espécie e ainda na recuperação de veículos roubados.

“Já conseguimos reduzir os roubos em 37,5%, em dados comparados a 2020; implementamos o sistema de radiocomunicação na capital; reduzimos os feminicídios em 8,33%; fizemos a aquisição de 135 novos veículos; tivemos a redução de mais de 47% de menores internos nas unidades socioeducativas; e houve, em nosso governo, o aumento de 352% do índice de apreensão de entorpecentes”, declarou o governador.

Presidente da Aleac defende união das instituições

O deputado Nicolau Júnior argumentou que o Acre seguirá no caminho do desenvolvimento se as instituições permanecerem unidas em prol do mesmo objetivo. Para o presidente da Aleac, cerca de um milhão de acreanos dependem das ações do poder público; o parlamentar também afirmou que o Poder Legislativo está empenhado em dar prosseguimento aos avanços obtidos nos últimos anos.

“Tenho certeza que os 24 deputados estaduais trabalham de maneira séria para atender os principais anseios do nosso povo, assim como os poderes Executivo, Judiciário e demais instituições. Defendemos o nosso povo e é assim que continuaremos fazendo, ao longo de mais um ano legislativo que se inicia”, declarou.

Nicolau Júnior explicou que presidiu a sessão solene transmitida do Palácio Rio Branco a convite do governador Gladson Cameli e classificou o procedimento como prova da harmonia entre os poderes. “Esta é a primeira vez que o ano legislativo é aberto fora da Assembleia Legislativa e isso demonstra que estamos unidos a favor do povo. Este convite feito pelo governador também demonstra o nosso prestígio e o respeito que o Executivo tem com o Legislativo”, salientou. (Wesley Moraes / Secom Acre)

Assuntos desta notícia