ARTIGO – Divulgação da vacina 

A grande genialidade do SUS é que ele realmente é um COMPLEXO SISTEMA, que pertence, ao mesmo tempo, à Federação e a TODOS os entes federados: as 27 Unidades Federativas (26 estados mais o DF) e aos 5.570 municípios. É isso o que torna o SUS ao mesmo tempo tão capaz e tão resistente a qualquer tentativa de enfraquecê-lo.

E o que CADA UM DE NÓS podemos fazer para DEFENDER O SUS, agora? Procurar saber qual o calendário de vacinação por faixa etária em sua cidade ou estado e manter amigos e parentes informados sobre as DATAS em que seus grupos etários serão vacinados. Não está tendo uma CAMPANHA PUBLICITÁRIA DA VACINAÇÃO!

Agora que muitos estados e municípios JÁ INICIARAM a vacinação por FAIXA ETÁRIA, está havendo baixa adesão! E não é porque as pessoas não queiram se vacinar, é porque a informação não está sendo AMPLAMENTE DIVULGADA, como precisaria ser. Ainda tem muita gente acima de 29 anos acreditando que está faltando vacina ou seringa e achando que só será vacinado em 2022. Todas as pessoas acima de 29 anos JÁ ESTÃO NO CALENDÁRIO VACINAL ATÉ junho DE 2021. INFORMEM-SE E PROPAGUEM A INFORMAÇÃO.

O calendário tem variações locais. Assim é o SUS. Procure saber, no site da prefeitura da sua cidade. E informe parentes e amigos! DEFENDER O SUS é não deixar ele colapsar. Só a VACINAÇÃO pode fazer isso.


Beth Passos é jornalista 

E-mail: [email protected]

Assuntos desta notícia