20 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

20 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

ARTIGO – Adelson ‘Barbeiro’

Fabiano Azevedo por Fabiano Azevedo
20/03/2021 - 10:46
ARTIGO - Adelson ‘Barbeiro’
Manda no zap!CompartilharTuitar

Com o implacável advento da Covid-19, que varre os quatro cantos do mundo destruindo inexoravelmente a raça humana, a longevidade de mulheres e homens da “terceira idade”, tão decantada pela nova ciência e tecnologia, com seus métodos de vida saudável e rejuvenescedor, foi para o “beleleu”.

As estatísticas estão aí anunciando em tom maior que, no Brasil, dos quase 290.000 mortos por essa “praga”, pelo menos 150.000 são de pessoas consideradas legalmente idosas, isto é, gente com a idade a partir dos 60 anos. Outra faixa etária de mortos insere pessoas com idade entre 40 a 59 anos. Os jovens só agora estão sentindo os efeitos desse vírus letal. Infelizmente.

O vírus e suas variantes se constituem no principal algoz dos idosos, principalmente destes. Uma preocupação que vai mui além dos antigos desafios, no que diz respeito às questões existenciais provenientes das desigualdades sociais, que alienam principalmente o idoso de origem humilde, e para as quais não há nenhum vislumbre de reparação. Agora, todos nós idosos, independente de status econômico e social, estamos inseridos neste quadro nefasto, que joga por terra aquela expectativa de vida longa e a esperança de “morrer de velhice” ou de “morte morrida”, no aconchego do lar, nos braços da família.

Reputo aos fados da vida ou aos bafejos da providência Divina, ainda não ter sido alcançado por este vírus maldito. Já tomei, inclusive, a primeira dose da vacina Coronavac. Todavia, tenho testemunhado o passamento de pessoas conhecidas e não poucos amigos, que se foram sem que tivessem ao menos o privilégio dum sepultamento digno e de um último adeus.

No dia 18/03/2021, tomei conhecimento do falecimento do Adelson, da “Barbearia do Adelson”, localizada num espaço do Mercado do bairro 15. Por uma década, desde que fixei morada no II Distrito, de 15 em 15 dias, ele fazia o pé do meu cabelo.

Sem a notoriedade própria de pessoas famosas, Adelson, barbeiro, distinguia-se pela sua visão social e humanista. Entendia como poucos da política partidária acreana e, dava suas pinceladas em política nacional e internacional. Um autodidata. Um amigo que se foi, deixando nas minhas lembranças bons momentos de uma boa conversa, que embora breve, se repetia a cada visita minha à sua barbearia.

Saiba meu caro Adelson, que continuamos, nós os idosos e todo ser pensante, sem solução para debelar este inimigo destruidor. Mas, há uma esperança, que pode renovar as nossas forças a continuar sonhando, da mesma forma que sonhávamos antes da “pandemia”. Esperança, de que com a vacinação possamos vislumbrar dias melhores, e então, seguir o arquétipo de homens e mulheres que conseguiram na velhice suas melhores façanhas e ousaram desafiar as agruras existenciais do seu tempo.

Nesse caso, que venha a vacinação, como um sopro de esperança!

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

ARTIGO - Adelson ‘Barbeiro’

“Adelson ‘BARBEIRO’ distinguia-se pela sua visão social e humanista. Entendia como poucos, da política partidária acreana”

 

Francisco Assis dos Santos é humanista

E-mail: [email protected]

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Coluna Giuliana Evangelista – 20/03/2021

Próxima Notícia

Operação Hefesto: Polícia Militar realiza fiscalização em sucatões de Rio Branco

Mais Notícias

Foto: Luy Andriel/Deracre
Geral

URGENTE! Inauguração da Ponte da Sibéria em Xapuri é adiada por causa das chuvas; veja nova data

20/11/2025
Foto: Divulgação
5º destaque

Ação e animação: confira as estreias do Cine Araújo nesta quinta-feira de feriado

20/11/2025
Foto: Arquivo/Saerb
6º destaque

Turbidez da água no Rio Acre chega a níveis inéditos e reduz produção do Saerb em até 30%, diz Prefeitura

20/11/2025
Foto: governo federal
4º destaque

Mães solo: quase 30 mil mulheres criam os filhos sozinhas no Acre

20/11/2025
Rio Branco reduz homicídios em mais de 70%, mas 2ª Regional ainda concentra os maiores riscos
Destaques Cotidiano

Rio Branco reduz homicídios em mais de 70%, mas 2ª Regional ainda concentra os maiores riscos

20/11/2025
Condenada a 18 anos de prisão, suspeita é localizada em Rio Branco e encaminhada ao sistema prisional. Foto: cedida
Destaques Cotidiano

Venezuela integrante de quadrilha internacional é presa em hotel de Rio Branco

20/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Polícia fiscalizou 18 sucatões em Rio Branco para coibir o crime de receptação de cobre (Foto: Ascom PM/AC)

Operação Hefesto: Polícia Militar realiza fiscalização em sucatões de Rio Branco

A transferência dos pacientes mobilizou uma verdadeira força-tarefa na capital (Foto: Diego Gurgel / Secom Acre)

Acre transfere primeiros pacientes para Manaus devido à alta ocupação de leitos hospitalares

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre