Coluna Roberta Lima – 21/03/2021

Happy Day

Eita que a Associação dos Colunistas Sociais dos Acre- Acos está em festa e, o melhor, em dose tripla. É que os associados Moisés Alencastro, Jocely Abreu e Ivete Martinello apagaram no último dia 17, quarta-feira, as velinhas e, infelizmente, devido à pandemia do novo coronavírus, cada um comemorou separadamente. Mas, o importante é estarem com saúde e recebendo os vivas dos amigos e familiares, não é mesmo?

Moisés Alencastro
Jocely Abreu
Ivete Martinello

** Por falar em aniversário em conjunto, os gêmeos Enrico e Arthur, filhos do casal Patrícia Rêgo e Marinho Galo, apagaram as velinhas no último dia 18 e ganharam bolinho e todo o carinho dos familiares. Os papais então só felicidade com a troca da idade da duplinha.

Procuradora de Justiça Patrícia Rêgo com os gêmeos Enrico e Arthur

** Já a empresária Luciana Lemos (foto) também trocou de idade no último dia 18 e, mega querida, recebeu mensagens de carinho dos amigos e familiares.

** A empresária Sara Mastub (foto), sócia-proprietária do Salão Inove, ganhou bolinho dos funcionários e da sócia Carol Duck. O “parabéns pra você…” aconteceu no espaço, no último dia 16, terça-feira, e foi festivo e alegre, bem ao estilo da aniversariante.

** Finalizando os aniversariantes desta semana a professora universitária Clodomira Vigo (foto), carinhosamente chamada de Mira, ou, para os  mais íntimos,  Mirico. Amiga de infância desta titular, é cruzeirense sangue bom, que merece toda felicidade do mundo.


Vacinas já!

O Supremo Tribunal Federal decidiu liberar os governadores e prefeitos para negociarem a compra de vacinas contra a Covid-19. A compra estará autorizada em dois casos: quando o governo federal não cumprir o Plano Nacional de Imunizações (PNI) e em caso de fornecimento insuficiente de doses para os estados e municípios.

** A decisão foi reforçada por um projeto de lei do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que permite a compra das vacinas contra a covid-19 por governadores, prefeitos e iniciativa privada.

Aliás

O consórcio de municípios para compra de vacinas contra a covid-19 já teve manifestação de interesse de 649 prefeituras, segundo a lista divulgada pela Federação Nacional de Prefeitos (FNP).

** A previsão é que a associação seja efetivamente instalada até o dia 22 de março. Um modelo de projeto de lei para ser enviado às câmaras municipais foi elaborado para que as cidades participem das compras.

Boas Novas

Aqui em Rio Branco o Projeto de Lei que autoriza o prefeito Tião Bocalom a participar do consórcio da Frente Nacional dos Prefeitos (FPN), para a compra das vacinas de Covid-19, foi aprovada pela Câmara dos Vereadores, durante sessão na última quinta-feira, 18.

** Além das vacinas, o consórcio pretende comprar equipamentos, medicamentos e insumos necessários no combate à pandemia.

Tombamento

Entre tantas notícias tristes, uma bacana veio alegrar este restinho de sexta-feira: A casa dos Ruelas, construída em 1940, no município de Cruzeiro do Sul, a primeira residência de alvenaria da cidade, que há anos estava em processo de deterioração, será tombada como patrimônio histórico da cidade.

** A Secretaria de Cultura Municipal irá iniciar o processo de tombamento histórico, e a Secretaria de Planejamento e Gestão já iniciou,  também, o projeto de revitalização, com a requalificação, mantendo o estilo original.

** A construção foi baseada na arquitetura europeia, produzida pelo mesmo arquiteto que projetou a Catedral de Nossa Senhora da Glória, um dos pontos turísticos e símbolo do segundo maior município do estado do Acre.

Bebê a Bordo

A linda ex-miss Acre e blogueira Kailane Amorim e o pecuarista André Parigot (foto) não escondem o sorriso com a novidade: serão papais.

** A notícia da gravidez da musa das redes sociais foi recebida com muita alegria por seus seguidores, amigos e familiares. O papai babão, então, é só alegria. Agora vocês imaginem a belezura que deve vir essa criança, tendo em vista que o casal é um dos mais bonitos da cidade. Shipo demais! Que venha com muita saúde!


DICAS

** Uma data nada especial: fizemos 1 ano que estamos enfrentando a pandemia.

** Mas, já podemos comemorar:  o Acre vai receber 700 mil doses da vacina Sputnik V pelo consórcio Nordeste.

** Governador Gladson Cameli anunciou na última sexta-feira, 19, e o cronograma de entregas e logísticas ainda serão determinados.

**Vai ter multa para quem for pego circulando em locais públicos e privados sem máscara.

** A multa é de R$ 74,47 e está fundamentada na lei n° 3.647, publicada em Diário Oficial do Acre, e as Forças de Segurança estão aptos a multar o cidadão.

** Uma semana abençoada e até a próxima.


Assuntos desta notícia