X

Acre registra mais de 500 ocorrências em 2º final de semana de medidas restritivas, aponta Segurança

No segundo final de semana de cumprimento do decreto estadual que prevê medidas mais restritivas e proíbe funcionamento do comércio em Rio Branco, a Secretaria de Segurança Pública do Acre (Sejusp) apontou que entre a sexta-feira, 26, e o domingo, 28, foram registradas 517 ocorrências nas três regionais da capital.

A partir da sexta-feira, 26, também passou a valer outra medida que endurecia as determinações anteriores que foi a proibição da circulação de pessoas em espaços e vias públicas no período de 22h às 5h. Com mais rigor, o número de ocorrências foi maior do que o registrado no primeiro final de semana que teve 495 ao todo entre autuações e desobediência. O relatório foi divulgado nesta segunda, 29.

A polícia fez rondas pelas cidades para coibir a circulação de pessoas em espaços públicos e possíveis aglomerações. Praças e parques foram isolados.

As ocorrências são de aglomerações, estabelecimentos comerciais abertos e circulação de pessoas durante o toque de restrição, que começou a valer na noite de sexta, segundo o relatório.

“A avaliação que fizemos com todos os órgãos integrados do Sistema de Segurança pública é que foi positivo e fizemos, hoje [segunda, 29], uma reunião de avaliação e realinhamento de algumas ações para dar continuidade a tudo que está sendo feito”, disse o secretário adjunto de segurança, Maurício Pinheiro.

 

Fiscalização

Em Rio Branco, as fiscalizações ocorrem por meio das equipes dos três batalhões que atendem as ocorrências em caso de denúncia, ou em patrulhamento que fiscaliza os locais que estejam desobedecendo o decreto.

O estado tem 68.905 mil casos confirmados de Covid-19  e 1.240 mortes pela doença até esta segunda. Com a Saúde em colapso, pacientes foram transferidos para Cruzeiro do Sul e Manaus e houve alerta de possível desabastecimento de oxigênio.

O estado já está com um decreto em vigor, que suspendeu o funcionamento do comércio durante os fins de semana e feriados, para tentar conter o avanço da Covid-19. Além disso, todas as regionais do estado seguem na bandeira de emergência, representada pela cor vermelha. (Alcinete Gadelha / Do G1 AC)

Fabiano Azevedo: