7 de julho de 2022
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

No Result
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Luísa Lessa
    • Evandro Ferreira
    • Cláudio Porfiro
    • Roberta D’Albuquerque
    • Pablo Angelim Hall
    • Stéphanie Assad
    • Marcela Mastrangelo
  • Social
    • Jocely Abreu
    • Gazeta Estilo
    • Jackie Pinheiro
    • Márcia Abreu
    • Beth News
    • Mirla Miranda
    • Roberta Lima
    • Giuliana Evangelista
  • Publicações Legais
    • Avisos
    • Comunicados
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

7 de julho de 2022
No Result
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
No Result
View All Result

Falta de Fluxo no Huerb pode resultar em contaminação de crianças internadas

Agazeta por Agazeta
13/04/2021
A A
Manda no zap!CompartilharTuitar

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) cobrará da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) equipamentos, medicamentos e a contratação de médicos e fisioterapeutas para dar atendimento adequado aos pacientes contaminados pelo coronavírus (Covid-19) no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Outra irregularidade que ainda persiste é a falta de fluxo para pacientes, potencializando a contaminação de pessoas, inclusive de crianças da ala pediátrica.



Segundo o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici, a falta de condições de trabalho vem se agravando nos últimos anos, prejudicando de forma direta as pessoas que procuram atendimento, chegando a faltar luvas para cirurgias e porta agulhas, entre outros itens essenciais para uma unidade que recebe vítimas de acidentes de trânsito e outros problemas de saúde que podem resultar em morte pela falta de socorro adequado.

“A visita revelou diversas carências no PS do Huerb, desde falta de profissionais médicos e fisioterapeutas na enfermaria do 3° andar à falta de medicamentos e insumos”, protestou o representante da classe médica.

Sem os profissionais no 3° andar, os pacientes com coronavírus só recebem atendimento dos visitadores, com isso os riscos de sequelas aumentam pela falta de tratamento adequado.

“Os fisioterapeutas são fundamentais para oferecer amparo e ajudar na recuperação da doença. A falta de médico pode prejudicar também no tratamento, podendo prolongar a ocupação do leito, além do risco de morte pela falta de plantonista. Sem contar aqueles casos que receberam alta sem fisioterapia, resultando em gastos ainda maiores do poder público com pessoas que acabam tendo dificuldades de retornar ao trabalho por sequelas resultantes da COVID, tais como cansaço, dificuldade para respirar ou até a falta de forças para caminhar”, detalhou Guilherme Pulici.

A enfermaria pediátrica não possui banheiro, obrigando pais e crianças a procurarem o banheiro que fica na ala em que estão crianças internadas com Covid-19, ampliando a possibilidade de contaminação.

Guilherme Pulici visitou o Huerb no sábado acompanhado do deputado Jenilson Leite e do presidente do Sintesac e vereador Adailton Cruz. O objetivo da visita conjunta é fortalecer o sistema público de saúde ao unir forças para cobrar da Sesacre melhorias necessárias.

Irregularidades encontradas:

* Falta de bomba de infusão

* Burocracia para a liberação da máscara N95 aos profissionais de saúde.

* Falta de fluxo de pacientes, misturando pacientes com Covid-19 e pacientes com outras doenças.

* Falta de leitos suficientes na ala pediátrica.

* Falta a luva modelo 76 para cirurgias.

* Faltam aventais.

* Na ala da observação adulta existe a falta de separação física dos ambientes dos pacientes portadores de Covid-19 dos de outras doenças.

* Falta de leitos de retaguarda para procedimentos simples, aumentando a estadia para, em média, três dias de internação de pacientes que deveriam ficar no local até no máximo 24 horas.

* Profissionais desconheciam o nome do diretor técnico, inexistindo publicação de mudança no cargo em mural ou local visível.

* Faltam medicamentos como noripurum, rocefin, transamin, fluconazol, omeprazol injetável, terbutalina, claritromicina e anfotericina B.

* Falta área de observação no setor de trauma.

* Laringoscópio com defeito, chegando a falhar em diversas consultas.

* Raio-X novo (digital) funcional parcialmente, pois a mesa travou.

* Faltam fisioterapeutas e médicos.

(Assessoria)

PUBLICIDADE
Notícia Anterior

Novo portal “Sebrae Origens” revela diversos territórios brasileiros diferenciados

Próxima Notícia

Covid-19: 1,5 milhão de brasileiros estão com segunda dose atrasada

Mais Notícias

Geral

Salário mínimo deveria ser de mais de R$ 6 mil, aponta pesquisa do Dieese

POLICIA

Dupla armada invade casa e leva vítima para fazer saques e compras em loja; atendente percebeu ação e aciononou a polícia

Geral

Sobe para 142 o número de casos de varíola dos macacos no país

O 'Cãolicial' Duke em ação
POLICIA

Com ajuda de cão farejador, Polícia Civil encontra mais de 3 quilos de cocaína escondidos em caixa de som

POLICIA

Menino de oito anos morre soterrado durante obras de terraplanagem em ramal no interior do Acre

Geral

Rio Branco tem 11 pontos de vacinação disponíveis nesta quinta-feira; confira

Mais Notícias
Próxima Notícia

Covid-19: 1,5 milhão de brasileiros estão com segunda dose atrasada

Prefeitura de Santa Rosa do Purus abre inscrições em processo seletivo

PUBLICIDADE
Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

No Result
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Luísa Lessa
    • Evandro Ferreira
    • Cláudio Porfiro
    • Roberta D’Albuquerque
    • Pablo Angelim Hall
    • Stéphanie Assad
    • Marcela Mastrangelo
    • Foster Brown
    • Frei Paulo Roberto Gomes
  • Social
    • Jocely Abreu
    • Gazeta Estilo
    • Jackie Pinheiro
    • Márcia Abreu
    • Beth News
    • Mirla Miranda
    • Roberta Lima
    • Giuliana Evangelista
  • Charge
  • Vídeos
  • Publicações Legais
    • Avisos
    • Comunicados
    • Editais
  • Fale Conosco
  • Expediente

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre