Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Hemoacre está com baixo estoque de bolsas de sangue; saiba como doar

Maiores de idade em boas condições de saúde, pesando no mínimo 50 kg, bem alimentados e que tenham tido uma boa noite de sono. É necessário também apresentar um documento original com foto, como: RG, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, aplicativos do e-título e da CNH digital. Os homens podem doar sangue, regularmente, a cada dois meses e, as mulheres, a cada três meses.

Com a alta demanda nesse período de pandemia, o Hemoacre voltou a registrar um estoque crítico de bolsas de sangue. É preciso de doações de todos os tipos sanguíneos, mas, em especial, os tipos O+ (O positivo) e A+ (A positivo). No mês de abril o setor registrou baixa no número de doadores o que, consequentemente, gera impacto no estoque de bolsas de sangue.

Os profissionais do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) promovem desde o último sábado, 24, uma campanha de doação de sangue e medula óssea. Atitudes como essa são muito importantes. Caso você também queira ser um doador de sangue é só se manter atento aos seguintes critérios:

*Estar em boas condições de saúde;

*Ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg;

* Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Os interessados podem agendar a doação por meio do telefone 3248-1380, de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h, e às sextas das 7h às 13h. As doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 18h, incluindo feriados. Você também pode agendar pelo aplicativo Sangue Amigo. (Da Redação A GAZETA)

Sair da versão mobile