A figura do Microempreendedor Individual virou a porta de entrada para milhões de brasileiros que sempre tiveram um sonho de ter um negócio próprio ou que viram no empreendedorismo uma opção de renda. Para auxiliar o público que já se formalizou ou ainda pensa em abrir uma empresa, o Sebrae realiza, entre os dias 10 e 14 de maio, mais uma edição da Semana do MEI, de forma totalmente online e gratuita.
O evento será online pelo segundo ano, por conta da pandemia, mas ainda assim serão ofertadas diversas capacitações e orientações, além de palestras, oficinas e seminários para melhorar os negócios. Durante a semana, o microempreendedor também terá a oportunidade de fazer a Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN – SIMEI) – mais conhecida como Declaração do MEI – com o apoio do Sebrae.
“Todos os anos, além da declaração de rendimentos de Pessoa Física, que deverá ser entregue caso a renda alcance os valores determinados, os Microempreendedores Individuais têm uma obrigação extra, que é fazer a Declaração do MEI. Ela deve ser enviada até o dia 31 de maio, e a equipe do Sebrae estará à disposição para dar todo o suporte aos empresários no envio desse documento”, comenta a gerente de Atendimento e Relacionamento do Sebrae no Acre, Maysa Bezerra.
A edição de 2021 da Semana do MEI, que tem como garoto propaganda empreendedor Rick Chesther – ambulante que transformou a venda de água em sucesso e, hoje, concede palestras e ensina técnicas –, é uma oportunidade para aprender como abrir e ampliar o seu negócio, como vender pela internet, como usar as redes sociais a favor do seu negócio, receberá dicas para organizar as finanças, além de conteúdos gratuitos e inéditos para sair da crise, entre outros assuntos.
“Outra novidade apresentada durante esse ano será a “Rodada de crédito”, que acontecerá durante todo o mês de maio, na qual teremos instituições financeiras, juntamente com o Sebrae, ofertando as melhores linhas de crédito para o MEI”, pontuou a gestora.
Para se inscrever na Semana do MEI, que acontece de 10 a 14 de maio, e ter acesso à programação completa, basta acessar o site sebrae.com.br/semanadomei
Perfil do MEI
Atualmente, existem 11,3 milhões de microempreendedores individuais em atividade no país e ainda há muito espaço para crescimento. Em 2020, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, foram registrados 2,6 milhões de novos MEI, o maior número dos últimos cinco anos, de acordo com levantamento feito pelo Sebrae com dados da Receita Federal. (Ascom Sebrae)