21 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

21 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

ARTIGO – Delinquência pandêmica!

Fabiano Azevedo por Fabiano Azevedo
22/05/2021 - 07:00
ARTIGO - Delinquência pandêmica!
Manda no zap!CompartilharTuitar

Sabemos, até por analogia, que a pandemia da Covid-19 dever ser – dia mais, dia menos – controlada. Entretanto, o nosso coração esfria e a mente paralisa quando o assunto é delinquência, bandidagem e crimes de toda sorte, sobretudo crimes hediondos (vicioso, sórdido, imundo, repulsivo, horrendo, sinistro, pavoroso, medonho, etc.) que permeiam as pequenas e grandes cidades. É uma delinquência pandêmica, cujas variantes avançam com um poder irresistível, alcançando, sem pedir licença, a exemplo do CORONAVÍRUS, todos os segmentos sociais.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

E as soluções? O que fazer para, ao menos, conter o avanço inexorável dessa delinquência pandêmica? Qual é a saída para essa estúpida violência urbana? Que soluções existem para conter esta mazela?

Eis o problema: Onde está a resposta para a questão da violência? Estará em mais ação da polícia? Numa punição mais rigorosa, na pena de morte? Em mais elevada educação? Em atitudes governamentais mais rígidas?

Estas e outras interrogações são feitas por todos nós, todos os dias e em todas as horas de aflições pela qual passamos. Ninguém parece ter respostas para estas perguntas. As respostas, quando muito, ficam no campo dos debates simplórios. Fala-se, e muito, na criação de programas de inclusão social, educação, etc. Do combate ao desemprego, à miséria, às drogas, má distribuição de renda. Mas, tudo isso é clichê mil vezes reprisado sem que se tenha, contudo, soluções concretas. Alguns dizem que o sistema tributário, em vigência no Brasil, aprofunda essa desigualdade. Quem sabe!

Talvez a resposta não seja objetiva, provavelmente esteja no subjetivo, no interior de cada sujeito. Porventura, essa vocação, para não dizer maldade progressiva, do homem contra o seu semelhante, essa violência sem medida, esse ódio ao outro, já nasce e faz parte da alma da infeliz criatura racional? Seria, antes de tudo, uma maldade moral,  uma casta  tão assustadora que, salvo por uma intervenção divina, diria Santo Agostinho, nos fará, desgraçadamente, sucumbir a todos.

Na minha ótica estrábica, todos os problemas que nos afligem, são antes de qualquer coisa ou causa, de caráter moral. Essa moral distingue-se dos moralismos pelo seu objetivo de vida, de desenvolvimento das liberdades regradas, mas também, por sua vontade de consolidar um tecido social que, sem ela, é defeituoso. Os efeitos dessa maldade moral, segundo estatísticas recentes, retratam um quadro assustador Essa atitude ilícita, em relação ao nosso próximo é mesmo um mistério, um enigma para o pensamento.

Não me canso de dizer que, no Iluminismo (século XVIII), acreditava-se que a idade da superstição e da barbárie estava a ser progressivamente substituída pela ciência e pela razão, atribuindo-se à história uma linha evolutiva de caráter moral. Triste engano, pois nem mesmo aquela “educação” moral de inculcar nas pessoas o medo às conseqüências da não observância da lei, não surte mais efeito. Corremos o risco de destruir a moral. Enquanto isso, somente em nível de Brasil, a delinqüência, tal qual uma pandemia, assola os quadrantes da nação brasileira. Triste realidade!


“É uma delinquência pandêmica, cujas variantes avançam com um poder irresistível, alcançando, sem pedir licença, a exemplo do CORONAVÍRUS, todos os segmentos sociais”


ARTIGO - Delinquência pandêmica!

Francisco Assis dos Santos é humanista.

E-mail: [email protected]

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Maioria do STF vota para realização de concurso da PF no domingo

Próxima Notícia

Coluna Giuliana Evangelista – 22/05/2021

Mais Notícias

Foto: Luy Andriel/Deracre
Geral

URGENTE! Inauguração da Ponte da Sibéria em Xapuri é adiada por causa das chuvas; veja nova data

20/11/2025
Foto: Divulgação
5º destaque

Ação e animação: confira as estreias do Cine Araújo nesta quinta-feira de feriado

20/11/2025
Foto: Arquivo/Saerb
6º destaque

Turbidez da água no Rio Acre chega a níveis inéditos e reduz produção do Saerb em até 30%, diz Prefeitura

20/11/2025
Foto: governo federal
4º destaque

Mães solo: quase 30 mil mulheres criam os filhos sozinhas no Acre

20/11/2025
Rio Branco reduz homicídios em mais de 70%, mas 2ª Regional ainda concentra os maiores riscos
Destaques Cotidiano

Rio Branco reduz homicídios em mais de 70%, mas 2ª Regional ainda concentra os maiores riscos

20/11/2025
Condenada a 18 anos de prisão, suspeita é localizada em Rio Branco e encaminhada ao sistema prisional. Foto: cedida
Destaques Cotidiano

Venezuela integrante de quadrilha internacional é presa em hotel de Rio Branco

20/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Coluna Giuliana Evangelista – 22/05/2021

Coluna Giuliana Evangelista – 22/05/2021

Roberto Duarte se reuniu com superintendente do Dnit no Acre, Carlos Henrique Moraes, e com o coordenador de engenharia da instituição, Antônio Carlos (Foto: Assessoria)

No Dnit, Roberto Duarte solicita área de proteção aos ciclistas na estrada do aeroporto

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre