7 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

7 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Ditoso Amor de Mãe!

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
07/05/2021 - 13:43
Manda no zap!CompartilharTuitar

A extrema dependência da prole humana, em seus tenros anos, ensina-nos que, desde o princípio, deve haver mães que dedicavam cuidados aos seus filhos, o que já constitui uma unidade básica da família. De outro modo, dizem os especialistas, a raça humana não poderia sobreviver. Essa quase simbiose, associação de dois seres vivos, torna a figura da mãe  emblemática, especialmente, quando a família, por questões econômicas, luta pela sobrevivência e não ocupa posição proeminente na sociedade. Esse ditoso amor de mãe, em certas circunstâncias da vida, vai às últimas conseqüências no afã de proteger seus filhos.

Ser mãe, embora todas as demais funções sejam igualmente reconhecidas, é o papel mais preponderante da mulher. Isto é pródigo e patente, notadamente na ciência antropológica. Antigamente, o papel de mãe era tão importante que a esterilidade feminina chegava a ser considerada uma maldição dos deuses, porquanto furtava a mulher de uma de suas funções mais essenciais na vida

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Essa enunciação do amor de mãe, que o pensamento pode conceber, por meio de gestos ou palavras escritas ou faladas, na sua expressão mais sublime, pode ser contemplada no ato da MÃE em lactar ao filho tenro. Aqui, temos o simbolismo do amor ágape e do amor Eros. O filho, que suga com sofreguidão o leite materno, é o Eros. O Eros é egoísta. A mãe, que doa por amor ao filho, é o amor Ágape. Este doar, no dizer de Santo Agostinho, é o amor sem medida, pois a medida do amor é amar sem medida. Imensurável! Assemelha-se, ao próprio amor de Deus que nos amou de “tal maneira” doando o seu único Filho por de nós (Ev. João 3.16). Então, a doação ou o aleitamento  materno, na essência, é o próprio amor de DEUS, pois é vida! Esse amor ágape não pára no aleitamento, se estende por longos anos, especialmente nos cuidados e  afeição da mãe por seus filhos. Neste quesito, os cuidados das mães pelos filhos, simbolizam os cuidados especiais de Deus pelos seus filhos espirituais.

Contudo, feliz da mãe que pode amamentar os filhos, uma vez que, em lugares de extrema pobreza existem pobres mães, enfraquecidas pela fome, que são impotentes neste ato de sobrevivência humana. Entretanto, mesmo debaixo dessa desigualdade humana, própria de países subdesenvolvidos, grupos étnicos isolado das cidades modernas, que sobrevivem morando em cabanas feitas de argila, tirando o sustento de alguns animais e da terra, plantam milho e abóbora, há muitas mulheres mães que conseguem, com sacrifício hercúleo, amamentar seus filhos. Bendita providência divina. Ditoso amor de mãe!

 

*HUMANISTA. E-mail:[email protected]

Francisco Assis dos Santos

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Lives na internet criam oportunidades de vendas para pequenos negócios

Próxima Notícia

Ponte do Abunã reduzirá custo do transporte no Acre, diz Bolsonaro

Mais Notícias

Acre cria 16,6 mil empregos formais entre 2023 e novembro de 2025, aponta Novo Caged
1º destaque

Acre cria 16,6 mil empregos formais entre 2023 e novembro de 2025, aponta Novo Caged

06/01/2026
Foto: Kieferpix/Getty Images
2º destaque

Violência doméstica mantém quase 4,5 mil processos pendentes no Judiciário do Acre

06/01/2026
Foto: Juan Vicent Diaz
5º destaque

Ufac abre processo seletivo específico com 30 vagas para estudantes indígenas em 2026

06/01/2026
Cruzeiro do Sul superou os 100% de vacinação da pentavalente/Foto: Ascom/Prefeitura de Cruzeiro do Sul
Geral

Cruzeiro do Sul lidera cobertura vacinal infantil no Acre, aponta Saúde

06/01/2026
Foto: Divulgação/Prefeitura de Rodrigues Alves
Destaques Cotidiano

Moradores cobram ponte em Rodrigues Alves; Dnit prevê início das obras em 2027

06/01/2026
Foto: Marcos Araújo/Assecom
Destaques Cotidiano

Feira do Peixe de Rio Branco já tem data definida e deve comercializar 180 toneladas em 2026

06/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Ponte do Abunã

Ponte do Abunã reduzirá custo do transporte no Acre, diz Bolsonaro

Médicos estrangeiros e brasileiros que se graduaram em outro país, fazem a segunda etapa da edição 2017 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida).

Inscrições para o Revalida 2021 vão de 31 de maio a 11 de junho

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre