Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Asmac comemora aprovação do Projeto de Lei Sinal Vermelho na Assembleia Legislativa do Acre

Asmac comemora aprovação do Projeto de Lei Sinal Vermelho na Assembleia Legislativa do Acre

A Associação dos Magistrados do Acre (Asmac) comemorou a aprovação do Projeto de Lei “Sinal Vermelho” na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). A matéria regulamenta como forma de pedido de socorro às vítimas de violência o xis vermelho na palma da mão ou em um papel, sinal que poderá ser apresentado em qualquer estabelecimento comercial ou órgão público.

Para se transformar em lei, o projeto deve ser encaminhado para sanção do governador Gladson Cameli e publicado no Diário Oficial. Nesta fase, a Asmac enviará uma mensagem ao chefe do Poder Executivo, solicitando o apoio.

No ano passado, após o início da pandemia do coronavírus (Covid-19), a Associação dos Magistrados do Acre, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciaram a Campanha Sinal Vermelho, incentivando as vítimas a denunciarem os agressores aos atendentes de farmácia, apresentando o xis vermelho na palma da mão no ato do atendimento. O profissional foi orientado a fazer a ligação para a polícia ou pegar dados pessoais e o endereço da mulher para que o devido socorro possa ser prestado.

Na época, a primeira-dama Ana Paula Cameli e a ex-BBB Gleici Damasceno aderiram ao movimento. Ato que foi seguido por outras celebridades, ganhando espaço na mídia.

A campanha foi planejada para dar voz às vítimas que durante a pandemia foram obrigadas a conviver com seus agressores e acabaram impedidas, pelo isolamento social, de pedir socorro, assim surgiu a ideia de realizar a comunicação do crime por meio de um sinal feito com um batom.

O resultado gerou novas iniciativas por parte das associações de magistrados que buscaram os parlamentares para a criação de leis, como a aprovada no Acre, Espírito Santo, Alagoas e Rio de Janeiro.

“Enquanto Associação de Magistrados, temos como princípio a defesa da magistratura e da sociedade. Assim, apresentamos a proposta ao colega juiz aposentado, Pedro Longo, que, atualmente, possui mandato de deputado estadual. Ele atendeu prontamente e apresentou emenda a uma proposta que já tramitava no Poder Legislativo, de autoria da deputada Antônia Sales, unindo forças para o bem comum”, finalizou a presidente da Asmac, Maria Rosinete dos Reis. (Assessoria)

Sair da versão mobile