Mãe inicia campanha para arrecadar dinheiro a fim de custear tratamento de saúde do filho

O Jornal Gazeta 93, da Rádio Gazeta 93,3 FM, veiculou na edição desta segunda-feira, 17, a história do jovem Ian Costa, de 15 anos de idade. Luciana Pereira da Silva, mãe do estudante, abriu uma campanha para arrecadar dinheiro para um tratamento de saúde dele. O rapaz corre o risco de perder 100% da visão.

Luciana Pereira da Silva pede ajuda para que o filho Ian Costa, de 15 anos, não perca 100% da visão (Foto: Acervo pessoal)

No ano passado, o Ian Costa foi diagnosticado com uma doença chamada Ceratocone, que consiste em uma deficiência na formação da córnea que está se curvando para a frente. Não existe o tratamento e nem exames para o problema pelo SUS no Acre. “Eu fui deixando passar, mas notei que esse ano ele piorou, devido às aulas serem online, que tem que ler muito e ver muito o computador. Por isso eu resolvi procurar novamente um médico. Um amigo pagou o exame para o Ian. A médica viu que ele deu uma piorada bem grande mesmo”, disse Luciana.

Na nova consulta médica já este ano, verificou-se que Ian Costa já perdeu 80% da visão do olho direito. O olho esquerdo também apresentou comprometimento em avanço. Sendo assim, o tratamento deve ser iniciado imediatamente.

Segundo Luciana, a médica oftalmológica indicou um tratamento chamado Crosslink, que não é ofertado pelo SUS no Acre. “Só faz pelo particular ou por convênio, que a gente não tem”.

O tratamento Crosslink é apenas inicial e custa R$ 2.500,00 em cada olho. “Após a recuperação desse procedimento, ele terá que colocar uma lente rígida no olho ou um anel corneano para segurar a córnea para que esta pare de curvar para a frente. A última alternativa seria um transplante de córnea”, explica a mãe de Ian.

A visão que já foi comprometida não voltará para Ian, mas o jovem ainda pode salvar o restante que lhe dá a capacidade de enxergar.

Como todo tratamento, exames e medicamentos são de alto custo, Luciana Pereira, que é atendente de telemarketing e recebe um salário mínimo mensal, não tem condições de arcar com tudo sozinha. Além de Ian, ela tem outros três filhos e é divorciada.

A campanha de arrecadação de dinheiro para o tratamento de Ian Costa está aberta e você pode ajudar com qualquer quantia. A chave do PIX da Luciana Pereira da Silva é o número de telefone dela: 68 99966-1113.

Caso você queira ter mais informações sobre a situação do jovem ou ajudar de outras formas, basta entrar em contato com a Luciana por meio do telefone celular: 99966-1113.

 

Informações sobre a campanha:

PIX: 68 99966-1113

Contato: 99966-1113

Luciana Pereira da Silva

Assuntos desta notícia