Nesta quinta-feira (20), o Sebrae no Acre, em parceria com o sistema Fecomércio/Sesc/Senac, realizou o lançamento das soluções de demandas das empresas do Baixo Acre e Purus. O trabalho é fruto do diagnóstico realizado em 2020, que deu origem ao plano de ação apresentado aos empresários da região. Na ocasião, estiveram presentes representantes do Sebrae e sistema Fecomércio, além de prefeitos e empresários de Senador Guiomard, Plácido de Castro, Acrelândia e Capixaba.
O projeto busca ajudar os negócios a atravessarem o momento de crise e a estarem preparados para a retomada pós pandemia. “Em 2020, o Sebrae identificou a necessidade de levar uma ajuda para os municípios e para os pequenos negócios. Nós fizemos um diagnóstico e agora estamos levando um Programa de Soluções Sebrae. Não tem nenhum custo para empresas e prefeituras, é um trabalho voltado para melhorar e fortalecer a atividade econômica dessas empresas e diminuir o risco de fechamento dessas empresas”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira.
As atividades são parte integrante do Programa de Recuperação da Atividade Econômica. Por meio da parceria, uma equipe do Senac visitou todos municípios da regional Baixo Acre/Purus e realizou um diagnóstico de necessidades das empresas nos segmentos de comércio, serviço e turismo. As informações obtidas foram armazenadas e deram subsídios para que o Sebrae trabalhe na intervenção dos pontos mais críticos.
“Essas empresas serão atendidas tanto com cursos, quanto com consultoria, e o Senac estará entrando como executor nessa ação, em parceria com o Sebrae, inicialmente nos quatro municípios. A nossa expectativa é muito positiva, para que as empresas venham a aderir essas propostas, pois é um benefício muito importante nesse momento que elas estão passando de dificuldade”, disse Abrão Maia, diretor de Educação Profissional do Senac/AC.
Cerca de 250 empresários e 710 funcionários das cidades de Senador Guiomard, Plácido de Castro, Acrelândia e Capixaba serão atendidos nesta primeira etapa, com pelo menos três intervenções. As capacitações e cursos serão de grande importância para que as empresas se preparem neste momento de retomada. Em paralelo às intervenções do Baixo Acre/Purus, o Sebrae, por meio do Senac, continuará o Projeto de Diagnóstico e Plano de Ação junto aos empresários, nas regionais do Alto Acre e do Juruá, Tarauacá, Envira. (Ascom Sebrae/AC)