O cenário para o empreendedorismo pós-crise foi um dos temas debatidos no Sebrae Day, realizado nesta quarta-feira (26), em parceria com Inovabra Habitat. A palestra “Ágil e Antifrágil” foi apresentada pelo CEO da AAA Inovação, Lucas Lima, co-fundador da Ponto B e membro do Global Shapers, iniciativa do Fórum Econômico Mundial para jovens líderes. A máxima do encontro, moderado pela analista de inovação do Sebrae Giovana Serenato, é de que os empreendedores precisam ser flexíveis, inovadores e ágeis o suficiente para se adaptarem aos desejos e necessidades do mundo e do consumidor pós-pandemia.
Lucas Lima iniciou a conferência comentando como a economia pós-pandemia está sujeita à instabilidade e às transformações. “No passado éramos acostumados a estudar com mapas, na escola íamos para a prova sabendo exatamente o conteúdo que ia cair. Quando adultos aplicamos esse modus operante no empreendedorismo, mas a pandemia veio para mudar tudo. 2020 desmontou nossas certezas e o território agora é de extrema mudança. Viemos para 2021 numa crescente expectativa, mas as coisas não parecem ter melhorado e o que mudou foi porque você se adaptou. É por isso que temos que entender o mundo e suas complexidades. Nossas empresas estão no meio de tudo isso, buscando maneiras de se adaptarem também”, refletiu.
No que tange a adaptabilidade, o empreendedor declarou que é necessário filtrar no que focar a energia e trabalhar a ansiedade. “Todos os dias somos bombardeados por conteúdos virtuais, são diversas redes sociais, a cada dia que passa aparecem mais opções, Tik Tok, Instagram, Clubhouse. São muitas ondas e quem tem um negócio precisa escolher no que irá focar e pensar como isso pode impactar os seus negócios. Daí é que surge a questão, onde colocar a sua energia? Eu não conheço um empreendedor que diga que está tudo bem, que vive sem ansiedade. Por isso temos que falar de conceitos como a antifragilidade”, diz.
De acordo com Lucas Lima, antifragilidade e adaptabilidade são imprescindíveis para o momento atual. “Quando pensamos em antifrágil nos vem à cabeça algo que não perde suas funções, que melhora quando é exposto às adversidades. O corpo humano, por exemplo. Quando somos expostos às doenças, nosso corpo trabalha através dos anticorpos para sair melhor. As fibras musculares se desenvolvem quando fazemos uma atividade como crossfit, seu corpo vai se preparando para uma carga ainda maior. Sua empresa é um sistema complexo, você também é. Você é como célula da sua empresa e precisa se mexer para torná-la antifrágil, mudando protocolos, se transformando para sobreviver”, indicou.
Por fim, o CEO da AAA afirmou que os empreendedores não podem ter medo de mudar. “É preciso se perguntar qual foi a última vez que você aprendeu algo. Aprender e desaprender é importante. O cenário exige isso de nós. Talvez a inovação para seu cliente seja uma super experiência, um acesso a alguma inovação. Tem uma frase que diz que o futuro chegou, ele só está mal distribuído. Então conheça seu cliente, ele está mais exigente? Ele quer só comer ou quando vai ao restaurante busca uma experiência? Quem são as pessoas que ele segue nas redes?”, propôs Lima.
Sobre o Sebrae Day
O Sebrae Day é uma série de debates sobre temas relativos à inovação nos pequenos negócios promovido pelo Sebrae. Os encontros, que aconteciam sempre no espaço Inovabra Habitat, em São Paulo, estão sendo realizados por meio digital desde o início da pandemia.