X

Setor de serviços apresenta resultados positivos em março no Acre

Segundo consultor da presidência da entidade, retomada econômica, mesmo que gradativa, vem reabastecendo os estoques das empresas que, por ocasião da data, devem ter produtos em variedade disponíveis

O consultor da presidência do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Egídio Garó, explicou que, em todo o País, a receita nominal de serviços caiu menos o volume dos serviços analisados

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última semana, em todo o País, o mês de março apresentou um volume de serviços com resultado negativo de -4%, acumulando nos últimos 12 meses a marca negativa de -8%. O Acre, no entanto, segue à contramão do Brasil, com pequena recuperação na atividade e alcançando 1,2%.

O consultor da presidência do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Egídio Garó, explicou que, em todo o País, a receita nominal de serviços caiu menos o volume dos serviços analisados, obtendo índices de -0,4% no mês de março e, no acumulado dos últimos 12 meses, uma retração de -7,7%.

“O turismo também apresenta resultados ruins para todo o setor e, bem maiores do que nos demais serviços. Somente no mês de março, [o turismo] amargou uma retração de – 21% em seu volume e -44,4% na receita acumulada relacionada ao setor”, explicou o consultor.

No que diz respeito ao volume de serviços, o alcance do Estado foi de 1,2%; além disso, foi registrado 1,9% na receita de serviços, justificado pela flexibilização que se vê em todo o Estado de abertura das atividades. Quando se refere ao acumulado de 12 meses, contudo, o Acre sentiu um impacto negativo de -8%, e a receita nominal reduziu -8,2%. “Tal volume sentiu um impacto negativo de -8% e a receita nominal reduziu -8,2%, apesar do resultado positivo na variação mensal”, reiterou Garó.

Para o consultor, surge uma perspectiva de que, com a mudança no grau de risco para a fase amarela em todo o Estado, haja uma retomada mais célere do setor de serviços. “Que está bastante fragilizado ao longo dos últimos 17 meses”, finalizou. (Ascom/Fecomercio)

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: