X

Coluna Luiz Theodoro – 09/06/2021

Aqüífero do segundo distrito

Todo ano é a mesma ladainha com relação a falta de água  na capital do estado sem que governo e prefeitura tome nenhuma providencia para  minimizar o sofrimento da população. A solução seria  buscar a captação de água no aqüífero do segundo distrito que segundo  estudos é imenso e  tem que ser explorado. Pelo menos cinco empresas de água mineral já trabalham no segundo distrito  com  a captação do lençol freático da região.

O nome

Com vários  nomes do seu grupo de aliados querendo ser o candidato da sua chapa ao Senado, e havendo apenas uma vaga em disputa na eleição do próximo ano, o governador Glaldson Cameli tem a sua frente uma difícil missão . Escolher dentro do seu grupo político entre , o deputado federal Alan Rick (DEM), a senadora Mailza Gomes (PP), Márcia Bittar (sem partido) e a deputada federal Vanda Milani (PROS) o nome que terá o seu apoio na eleição .

Expoacre

O governo precisa usar o bom senso e vir logo a publico  anunciar o cancelamento da Expoacre 2021   por motivos óbvios. Com a pandemia fazendo várias vítimas no estado não é possível  realizar a festa que reúne multidões .

Futuro político

Minoro kimpara ,  o ex reitor da universidade federal do Acre ,  foi mesmo picado pela mosca da política.  Depois  de concorrer a prefeitura de Rio Branco nas últimas eleições , disputará o senado da república  pelo PSD.

Sem saída!

É consenso no comando da CPI da Covid que o presidente não tem como escapar de ser responsabilizado no relatório final da comissão como um dos mentores da política chamada de genocida na Saúde. Documentos e depoimentos nesse sentido estão armazenados em uma das dependências indevassáveis do Senado sob guarda dos senadores Renan Calheiros e Randolfe Rodrigues, relator e vice-presidente da comissão, respectivamente, além, obviamente, de Omar Aziz, o presidente do colegiado.

Sem saída II

Os três integram o G7, grupo dos senadores oposicionistas e independentes que tem a faca e o queijo na mão para denunciar as omissões e negligências do governo no combate à pandemia. Os bolsonaristas são minoria e é possível que as investigações adentrem 2022. A situação do governo só vai piorar.

Omissão!

Se o governo tivesse comprado as vacinas no ano passado o Brasil teria vacinado o dobro de pessoas e as mortes não teriam chegado a 400 mil. Em um mês de trabalhos, a CPI já comprovou que Bolsonaro apostou na imunidade de rebanho, tese que defende  contaminação; empenhou-se no tratamento precoce, com a prescrição da ineficaz cloroquina; e operou uma ardilosa campanha contra as vacinas. Se os imunizantes fossem comprados antes, milhares de vidas teriam sido salvas. Esse é o tamanho do desastre!

A vacina

Das 66,7 milhões de doses de vacinas contra Covid aplicadas  na população, 47,2 milhões, ou 71% do total, foram produzidas pelo Butantan, dirigido por Dimas Covas. Nos EUA, os imunizantes estão permitindo a volta ao normal. Em outubro, o instituto ofereceu 60 milhões de doses ao governo, mas Bolsonaro mandou Pazuello rasgar o contrato. Poderíamos ter começado a vacinar antes do resto do mundo.

Ladeira abaixo!

Os governos caem em desgraça por causa da economia. Tem sido assim desde a redemocratização. Sarney quase não terminou o governo devido à hiperinflação de 80%. Collor caiu porque a economia desandou, levando FHC a criar o Real. Dilma sofreu impeachment após o PIB despencar 7% em 2015 e 2016. A pergunta é o que esta reservado para o atual governo?

Os amigos Graça e Flalvio Siqiera  celebrando o casamento da neta  – Amanda Siqueira  na chácara da família

Linda de viver  Raquel Zayre  para iluminar a coluna desta quarta de verão

Todos os parabéns para Mariane Lavocat pelo seu aniversário. Na foto com a irmã  Mariana Lavocat

A Gazeta do Acre: