A Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) apontou um aumento em mais de 35 produtos, nos supermercados do país, em pouco mais de um ano. Além da carne, o óleo, o arroz, o ovo, entre outros produtos básicos, acumulam uma alta de quase 27%, no acumulado de abril do ano passado até agora. O ovo, por exemplo, teve aumento de 11% nos 4 primeiros meses deste ano.
De acordo com Marcio Milan, vice-presidente da Abras, o aumento nos preços de alguns produtos está sendo causado pela opção do produtor rural de exportar em função da vantagem do dólar alto; e isso é refletido também nos preços dentro dos mercados.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal, a exportação do ovo, por exemplo, aumentou 150%, nos 3 primeiros meses de 2021. Mas Milan fala que há opções para o consumidor fazer substituições na proteína animal, como por exemplo o pernil, que apesar de acumular alta de 26%, em 12 meses, teve baixa nos preços na média 9%, nos 4 primeiros meses deste ano.
Ainda de acordo com a Abras, o setor dos supermercados teve crescimento no seu faturamento de 4% no primeiro quadrimestre deste ano. A expectativa da Associação é de manutenção do crescimento nesses próximos meses em função da prorrogação do Auxílio Emergencial, do adiantamento do 13º salário dos aposentados e do início da restituição do Imposto de Renda.