Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Calote? Empresa chinesa não paga parcela e governo do Acre cancela venda da ZPE

O governo do Acre decidiu cancelar a venda por R$ 25,8 milhões da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), na cidade de Senador Guiomard, no interior do Acre. O empreendimento foi arrematado no mês de abril pela empresa China Haiying do Brasil. Conforme o governo do Estado, a empresa não pagou a primeira parcela do pagamento e o acordo foi cancelado.

Com isso, um novo leilão deve ser organizado para receber novos propostas de compra da ZPE. Ainda não há data definida para outro pregão.

A ZPE foi inaugurada há dez anos e está sem funcionar. A primeira parcela do pagamento, no valor de mais de R$ 1,2 milhão deveria ser feito após 30 dias após o leilão.

“O governo do Estado pretende reabrir o leilão em data oportuna, com o intuito de trazer novas indústrias interessadas e como forma de tornar a Zona de Processamento de Exportação ativa, de modo a gerar emprego e renda aos acreanos “, diz a nota da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seitc).

Ainda segundo o governo, um processo administrativo vai ser aberto contra a empresa para apurar o não cumprimento do acordo. “Ratificamos que a ZPE continua 100% do Acre, pois o contrato de transferência definitiva só seria assinado mediante o pagamento do valor integral do negócio”, destaca.

Sair da versão mobile