Pular para o conteúdo

Defensoria prestigia lançamento do Programa Rota de Qualidade

Na tarde desta sexta-feira, 18, a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), representada pela coordenadora do Subnúcleo de Direitos Humanos 1 (SDH1), Juliana Caobianco, prestigiou o lançamento do Programa Rota de Qualidade que visa integrar as ações governamentais em defesa do consumidor.

O lançamento faz parte da programação de aniversário de 11 anos do Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem/AC). Na oportunidade, o governador Gladson Cameli entregou de forma simbólica sete novos veículos para potencializar os serviços desenvolvidos pelo órgão.

O Rota da Qualidade é o primeiro programa integrado de gestão de consumo do Estado do Acre em caráter permanente, desenvolvido pela Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), por meio Ipem/AC e pelo Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/​AC).

O principal foco do programa é o aprimoramento das relações de consumo, garantia da qualidade do fornecimento de produtos e serviços, e a realização de ações de maneira educativa, preventiva e transparente nas relações consumeristas em todos os municípios do estado, de forma integrada, envolvendo município, órgãos governamentais e com a possibilidade de adesão de outros órgãos parceiros e sociedade civil.

O programa será dividido em três etapas de execução. A primeira etapa na região do Vale do Juruá, segunda etapa nos Baixo e Alto Acre e terceira etapa na região do Purus e Envira, além da previsão de operações especiais em datas comemorativas que mais movimentam o comércio, como, por exemplo, campanhas educativas relacionadas ao dia do consumidor, volta às aulas, Carnaval, Dia das Mães, entre outras.

A primeira ação será realizada a partir da próxima segunda-feira, 21 de junho, e contemplará a região de Cruzeiro do Sul.