Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Fórum de governadores solicita audiência com ministro da Saúde para tratar de distribuição de vacinas

Fórum de governadores solicita audiência com ministro da Saúde para tratar de distribuição de vacinas

Caminhão sai da Fiocruz com as vacinas de Oxford/AstraZeneca para serem entregues ao Ministério da Saúde e distribuídas no Brasil.

O Fórum Nacional de Governadores solicitou, nesta quarta-feira, 23, audiência com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para tratar sobre o cronograma de entrega de vacinas contra a Covid-19 por parte do Plano Nacional de Imunização (PNI) aos 26 estados brasileiros e Distrito Federal.

Assinado pelo coordenador do fórum, governador Wellington Dias, do Piauí, o documento pede ainda providências em relação ao calendário atualizado e mais preciso na distribuição das doses. O principal objetivo é manter o plano de vacinar pelo menos, 60% da população até outubro.

Defensor da imunização em massa, o governador Gladson Cameli deve participar do encontro, assim que a data for confirmada. Para o gestor, a ampliação da cobertura vacinal será determinante para que a pandemia do novo coronavírus seja superada.

“A vacina é a melhor arma que nós temos para enfrentar o vírus e ela já tem demonstrado isso. Precisamos que o ritmo de imunização seja intensificado e a maior parte nossa população fique protegida até o fim do ano”, disse Cameli.

Na oportunidade, o governador comemorou os recentes números registrados no combate à Covid-19. Além de não contabilizar nenhum óbito em decorrência da doença nesta quarta-feira, 23, o Acre é o único estado do país com taxa de ocupação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) inferior a 50%.

“Desde o início, escolhemos salvar vidas e o governo tem se esforçado ao máximo para que a nossa população seja atendida com dignidade. Os números têm demonstrado isso, mas não podemos relaxar. Além de tomar a vacina, temos que seguir mantendo os cuidados com a higiene e usar máscara”, declarou.

Sair da versão mobile