O pesquisador Davi Friale anuncia a chegada de uma “forte onda de frio polar”, na próxima sexta-feira, no leste e no sul acreano, com ventos intensos da direção sudeste, que derrubará significativamente a temperatura, principalmente, em Rio Branco, Brasileia e cidades próximas.
No sábado, a massa de ar frio chega ao vale do Juruá, onde também derruba a temperatura, mas com menos intensidade do que na capital.
“Numa primeira análise, feita por nós nesta segunda-feira, as temperaturas mínimas deverão oscilar, ao amanhecer de sábado e de domingo próximos, entre 13 e 15ºC, no leste e no sul do Acre”, diz ele.
Assim, o próximo fim de semana será com mais uma friagem, não somente no Acre, mas também, no Amazonas (sul e sudoeste), em Rondônia, em Mato Grosso (centro, sul, oeste e noroeste) e, até, em Goiás (sul e sudoeste), além de toda a planície da Bolívia e do centro e sul da região de selva do Peru.
Até quinta-feira, entretanto, segundo o pesquisador, o clima continuará quente e abafado no Acre.
As chuvas podem ser fortes e acompanhadas de raios e ventanias, em algumas áreas do estado. Os maiores volumes pluviométricos deverão ocorrer na região do vale do Juruá.