21 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

21 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

“Há risco de desmoronamento e 60% da população pode ficar sem água”, diz Gladson sobre ETA II

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
07/06/2021 - 08:49
"Há risco de desmoronamento e 60% da população pode ficar sem água", diz Gladson sobre ETA II
Manda no zap!CompartilharTuitar
O governo do Acre e a Prefeitura de Rio Branco realizam intervenções emergenciais para evitar novos deslizamentos de terra na área da captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) II, localizada no bairro Sobral, na capital. Neste domingo,6, o governador Gladson Cameli foi ao local acompanhar a execução dos serviços, e agradeceu todos envolvidos na força-tarefa para evitar a interrupção no abastecimento de água da capital.
No Diário Oficial desta segunda-feira, o governo declarou “situação de emergência”, no local. De acordo com a publicação, o período que se estende até a primeira quinzena de outubro são considerados os mais críticos no que diz respeito à escassez de chuvas na Amazônia sul ocidental.

“Há um risco de desmoronamento, que se acontecer, 60% da população ficará sem água. Aproveito a oportunidade para agradecer a Deus e às pessoas que estão nos ajudando direta ou indiretamente, para que essa obra possa evitar danos à população. É com garra e determinação que vamos vencer os desafios que temos pela frente”, disse Cameli, ao agradecer o apoio de todos técnicos do Estado e da Prefeitura envolvidos na realização das obras emergenciais.

As ações mobilizam equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedur), Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) e Empresa Municipal de Urbanização (Emurb).

A obra de construção da nova subestação que alimenta o sistema da captação está praticamente pronta. Também um novo canal de desvio está sendo construído para levar água da captação até a estação de tratamento, localizada um pouco mais acima, também no bairro Sobral.

O novo canal será a alternativa para continuar levando água da captação até a estação de tratamento, caso novos deslizamentos causem danos à lagoa de decantação, que hoje funciona com apenas uma célula, já que duas foram danificadas durante o primeiro sinistro, ocorrido em maio de 2020.

Ainda com o objetivo de evitar nova movimentação de terra na captação, equipes da Emurb esvaziam reservatório construído para reutilização da água na lavagem do pátio na área da Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa).  Trata-se de um tanque, que acabava funcionando como carga hidráulica para acelerar o processo de deslizamento de terra na região. Com o esgotamento retira-se um peso, que faz pressão sobre a massa.

O trabalho de monitoramento é diário, e conta com o apoio dos técnicos da Funtac, para realização de perfurações, com o objetivo de avaliar a resistência do solo e nível de risco de novas movimentações de terra na área.

Alerta

Como forma de prevenção, o governo do Estado, por meio do Depasa, alerta para o risco de pessoas estranhas ao trabalho transitarem pelo local das obras. Durante o fim de semana, pessoas foram flagradas pescando sobre a balsa de uma das bombas flutuantes da captação.

Na estrutura das flutuantes, há sistema elétricos, e na área da captação há instabilidade do solo, onde é possível haver modificações, movimento de massa. Nesse momento, é importante deixar a área restrita ao uso dos profissionais em serviço no local.

 

 

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Vacinação contra a Covid-19 imuniza grupo da 4ª fase a partir de 40 anos, nesta segunda-feira

Próxima Notícia

OPINIÃO: Boa Viagem

Mais Notícias

Seacom/ Prefeitura de Rio Branco
6º destaque

De aulas de alfabetização a capoeira; confira a agenda cultural desta quinta-feira em Rio Branco

20/08/2025
Foto: Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
POLÍTICA

Bolsonaro e Eduardo são indiciados pela PF por coação

20/08/2025
Rio Branco registra menor investimento em saneamento básico por habitante entre capitais brasileiras, aponta estudo
4º destaque

Rio Branco registra menor investimento em saneamento básico por habitante entre capitais brasileiras, aponta estudo

20/08/2025
Foto: cedida
2º destaque

Mulher é assassinada a facadas no interior do Acre; companheiro é preso como principal suspeito

20/08/2025
Foto: Arquivo/Prefeitura
Geral

Prefeitura de Rio Branco intensifica ações no Dia Mundial de Combate ao Mosquito

20/08/2025
Foto: Marcos Santos/Secom
Geral

Judiciário define regras para entrada de crianças e adolescentes no Festival da Farinha

20/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
OPINIÃO: Boa Viagem

OPINIÃO: Boa Viagem

Coluna Beth News - 07/06/2021

Coluna Beth News - 07/06/2021

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre