A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) elaborou uma nota técnica que atesta a segurança das vacinas contra Covid-19 aplicadas no estado. A nota explica e corrobora informações de órgãos como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que, baseados em estudos científicos existentes, garantem a segurança da vacina e a normalidade dos sintomas sentidos após aplicação de qualquer imunizante.
Com isso, o Comitê conclui que os benefícios da vacinação superam todos os possíveis riscos e efeitos não desejados. A recomendação é de que todas as pessoas aceitem a vacina disponível no ponto de vacinação, pois todas elas têm a garantia de segurança e eficácia atestada pela Anvisa por ocasião da autorização para uso no Brasil.
Essa nota técnica serve para alertar os “sommelier de vacina”, que são pessoas que percorrem os postos de vacinação em busca de uma marca específica de imunizante, a Pfizer/BioNTech, e caso lhe ofereçam a Coronavac ou a Oxford/Astrazeneca, se recusam a receber a dose. Essa atitude, inclusive, tem sido considerada por estudiosos como um risco à vacinação contra a Covid-19 no país. Essa nota técnica da Sesacre vem reforçar que todas as vacinas disponíveis atualmente no estado são seguras.