A Direção de Atenção Básica em Saúde de Xapuri admitiu a aplicação das vacinas vencidas, de um lote da Astrazeneca distribuído no Estado, e informou que já identificou e está acompanhando as pessoas que receberam a imunização falha. Segundo a direção, já está programada a aplicação de novas doses a esses pacientes.
No Acre, segundo dados da Folha de São Paulo, adquiridos nos registros oficias do Ministério da Saúde, foram aplicadas 62 doses de vacinas vencidas em sete cidades: Rio Branco, Xapuri, Senador Guiomard, Acrelândia, Epitaciolândia, Porto Walter e Cruzeiro do Sul. Cinquenta e uma destas vacinas vencidas foram em Xapuri. Todas, portanto, estão sendo monitoradas pelas equipes de Saúde da prefeitura de Xapuri.
Além de Xapuri, os dados apontam que o município de Senador Guiomard teve quatro vacinas vencidas aplicadas, duas em Acrelândia, duas em Rio Branco, uma em Epitaciolândia, uma em Cruzeiro do Sul e uma em Porto Walter.
Segundo a coordenadora estadual de imunizações, Renata Quiles, após a denúncia na reportagem todos os municípios envolvidos foram acionados para apurarem o caso. Na maioria das cidades foi constatada uma falha no momento de registrar a data das vacinações e não a aplicação de vacinas com validade expiradas. Ela explica que em alguns casos o próprio sistema inverteu os dias com os meses registrados.
A pesquisa especifica oito lotes que originaram as vacinas vencidas, sendo que o último venceu em 4 de junho. Para conferir se você foi uma dessas pessoas, basta ir ao posto de saúde com sua carteira de vacinação ou conferir o lote e a data da vacina.
Confira os lotes e as datas de vencimento em cada município:
Lote: 4120Z001 (Vencimento – 29 de março)
Lote: 4120Z004 (Vencimento -13 de abril)
Lote: 4120Z005 (Vencimento -14 de abril)
Lote: CTMAV501 (Vencimento – 30 de abril)
Lote: CTMAV505 (Vencimento – 31 de maio)
Lote: CTMAV506 (Vencimento – 31 de maio)
Lote: CTMAV520 (Vencimento – 31 de maio)
Lote: 4120Z025 (Vencimento – 4 de junho)
Caso a pessoa identifique algum erro, basta se dirigir a um ponto de vacinação para tomar uma “terceira” dose. No caso de vacinas vencidas não foi apontado nenhum efeito colateral, mas é como se a dose não houvesse efeito nenhum, nem de imunização.
Rio Branco
Na capital acreana, a Secretaria Municipal de Saúde informou, por meio de sua assessoria, que não houve aplicação de vacinas vencidas.