Ao se vacinar contra a gripe, febre amarela, Covid-19 ou qualquer outra doença, alguns efeitos colaterais podem surgir: febre, cefaleia, vermelhidão ou inchaço no local são comuns. Normalmente, os efeitos surgem em até 48 horas após a aplicação da dose.
Na maioria das vezes, não são graves, e com alguns cuidados, passam entre 3 a 7 dias depois da aplicação do imunizante. No entanto, a recomendação dos profissionais de saúde é, caso piore ou provoque desconforto intenso, procure um hospital.
Saiba o que fazer em relação a alguns sintomas de reações à vacinas:
1. Vermelhidão, inchaço e/ou dor no local
Esses sintomas são muito comuns e geralmente não são motivo para preocupação, apesar do desconforto. É indicado aplicar gelo no local da vacina durante 15 minutos, 3 vezes ao dia. Envolte o gelo com uma fralda ou pano para que não haja contato direto com a cútis.
2. Febre ou cefaleia
A vacinação pode causar febre baixar por 2 ou 3 dias. Junto à ela, também é comum o surgimento da cefaleia. Para aliviar os sintomas, coloque um pano umedecido com água fria na testa e tome um antitérmico ou um remédio contra a dor (prescritos pelo médico).
3. Cansaço, dor muscular e mal-estar
Nos primeiros 3 dias, é comum sentir mal-estar, dor muscular, cansaço e sonolência. É indicado repousar e evitar atividades físicas como faxinar ou treinar. Além disso, é importante o consumo de líquidos como água, chá, água de coco ou suco natural de frut*s.
4. Diarreia, enjoo ou vômitos
As alterações gastrointestinais tendem a desaparecer em 2 ou 3 dias. Para amenizar o desconforto, deve-se ingerir alimentos leves, como sopa de legumes, arroz branco ou frut*s cozidas. A hidratação deve também ser intensificada.