Pular para o conteúdo
TECNOLOGIA

Perito digital ensina a proteger seus dados em caso de perda ou roubo de celular

Com aplicativos cada vez mais facilitando o dia a dia, os celulares estão muito mais em uso nas nossas mãos. Tudo está ao alcance de alguns toques na tela: a comunicação, as compras on-line e o acesso aos dados e contas bancárias, o que permite fazer pagamentos, compras e transferências. Atualmente, mais da metade das transações é feita via celular e criminosos têm se aproveitado dessa vulnerabilidade. E como proteção adequada nunca é demais, o Encontro desta quarta, 7/7, ouviu o perito digital Marcelo Nagy, que ensinou como proteger dados em caso de perda dou roubo de celular e o que fazer se o aparelho cair nas mãos de bandidos. Confira!

COMO PROTEGER SEUS DADOS?

  1. Não anotar senhas no bloco de notas
  2. Não guardar foto do cartão de crédito
  3. Não usar senhas iguais em aplicativos e sites
  4. Não usar chip sem senha
  5. Não confiar na biometria

COMO PEDIR AJUDA EM CASO DE CELULAR ROUBADO?

  1. Banco: bloquear acesso às contas
  2. Sistema operacional: bloquear dados
  3. Operadora: bloquear linha telefônica
  4. Delegacia: fazer boletim de ocorrência

“É preciso criar senhas diferentes para os aplicativos, prefira sempre segurança a comodidade. Os ladrões não estão interessados no celular, mas no que está dentro dele. Eles vão vasculhar e-mails, bloco de notas, fotos e o que mais tiverem acesso”, ressaltou o perito, que apontou uma estatística preocupante: “Há uma tentativa de golpe a cada seis segundos.”

Perito digital Marcelo Nagy dá dicas de como proteger seus dados em caso de perda ou roubo de celular — Foto: Divulgação