X

Comitê coloca todos os municípios do Acre na faixa amarela

O Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 informou que todos os municípios do Acre foram reclassificados na faixa amarela nesta sexta-feira (9).

A regional do Alto Acre, que estava na faixa verde, regrediu para a faixa amarela. Já as regionais do Baixo Acre e Purus e Vale do Juruá e Tarauacá/Envira se mantiveram na fase de atenção. A regional do Alto Acre saiu da nota 5 para 6, representando uma piora nos indicadore.

Com alta nos indicadores, que resultou em nota cinco, os estabelecimentos e serviços não essenciais nas cidades da regional podem funcionar com 50% da capacidade.

O Acre foi reclassificado para a faixa amarela no dia 11 de maio, depois de passar mais de três meses em alerta. Os municípios que continuam na fase de classificação amarela, podem manter os segmentos comerciais e igrejas funcionando com 50% de sua capacidade. E o horário de funcionamento para bares e restaurantes fica estendido até a meia-noite.

As medidas valem para os próximos 15 dias, quando uma nova avaliaçaõ deverá ser divulgada.

Avanço de casos

No Acre, o número de infectados por coronavírus é de 86.296, enquanto o número oficial de mortes por Covid-19 permaneçe em 1.761 em todo o estado. Até o momento, o Acre registra 233.045 notificações de contaminação pela doença e a preocupação neste momento é a chegada de novas variantes.

Nesta sexta-feira, 9, a Secretaria de Estado de Saúde confirmou que já foram detectados mais de 70 casos da variante Gama em pacientes do estado e os cuidados devem ser mantidos pela população, já que esta variante pode estar ligada a um indice de mortalidade ainda maior.

Leia também: Pessoas a partir de 27 anos podem tomar a vacina contra Covid-19, em Rio Branco

A Gazeta do Acre: