O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abriu, nesta terça-feira, 27, o período de inscrição para o segundo semestre de 2021. O prazo termina na sexta, 30, às 23h59. O resultado dos pré-selecionados será divulgado em 3 de agosto.
O Fies é um programa de financiamento para estudantes em instituições de ensino superior privadas (veja detalhes mais abaixo). Para o próximo semestre, serão 69 mil vagas distribuídas em 23.320 cursos e/ou turnos de 1.324 instituições privadas de ensino superior diferentes.
Para se inscrever, o interessado deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2010 e 2020 e tirado nota média acima de 450. Bolsistas parciais do Prouni também podem participar.
Candidatos que fizeram o exame na condição de treineiro ou que tiraram nota zero na redação não podem se inscrever.
Os candidatos que não forem selecionados na chamada única serão automaticamente incluídos na lista de espera. O prazo para convocação dos selecionados desse grupo ocorre entre os dias 4 e 31 de agosto.
Como o Fies funciona?
O Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas. Atualmente, tem duas categorias:
a primeira oferece vagas com juro zero para estudantes com renda mensal familiar de um a três salários mínimos;
a segunda, chamada P-Fies, tem juros variáveis e é direcionada a alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.