Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Vacinas vencidas: Secretário de Saúde de Rio Branco diz que aguarda posicionamento do MS

Após a notícia de que cerca de 62 acreanos podem ter recebido doses vencidas da vacina Astrazeneca contra a Covid-19, o Secretário de Saúde de Rio Branco, Frank Lima, informou, por meio de nota, que ainda aguarda um posicionamento oficial do Ministério da Saúde.

“Estou aguardando um comunicado para saber o que, de fato, ocorreu, qual o lote, e quantas pessoas foram vacinadas em Rio Branco com essas vacinas. Com isso, vamos saber, também, quais medidas devem ser adotadas nesse caso”, declarou.

A denúncia de vacinação da população com lotes vencidos do imunizante foi feita pelo jornal Folha de São Paulo, por meio de dados adquiridos nos registros oficias do Ministério da Saúde, e indicam que mais de 26 mil pessoas em todo o país receberam o imunizante fora do prazo de validade, o que comprometeria sua eficácia.

No Acre, Xapuri foi o município com mais casos registrados, sendo a 67º cidade do país que teria aplicado vacinas vencidas, somando 51 pessoas. Conforme os dados, o município de Senador Guiomard teve quatro vacinas vencidas aplicadas, duas em Acrelândia, duas em Rio Branco, uma em Epitaciolândia, uma em Cruzeiro do Sul e uma em Porto Walter.

Confira os lotes e as datas de vencimento em cada município para saber se você recebeu o imunizante fora do prazo de validade clicando aqui.

 

Sair da versão mobile