Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mulheres se unem pelo afastamento do secretário municipal de saúde, Frank Lima

Mulheres se unem pelo afastamento do secretário municipal de saúde, Frank Lima

Secretário municipal de Saúde, Frank Lima (Foto: Divulgação)

O Instituto Mulheres da Amazônia (IMA), Levante Feminista contra o Feminicídio e todas as formas de violência contra a Mulher e o Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia (MAMA) emitiram uma nota conjunta nesta quinta-feira, 15, em que pedem o afastamento do secretário municipal de Saúde de Rio Branco, Frank Lima. Ele é acusado por ao menos sete mulheres de assédio sexual.

As denúncias vieram a tona nesta semana por meio da vereadora Michelle Melo (PSB). Sobretudo, apesar das suspeitas, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, optou por manter Lima no cargo, decisão que vereadores e também os movimentos de mulheres discordam, pois acreditam que isso coloca as vítimas sob risco direto de retaliações, além de prejudicar a apuração dos fatos.

Confira a nota na íntegra:

A permanência do secretário de Saúde de Rio Branco, Frank Lima, em seu cargo, após as denúncias de assédio sexual contra servidoras da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco é inconcebível! É bem verdade que a Constituição Federal presume inocência a todes, até que se prove o contrário. Entretanto, como gestor da pasta investigada, Frank dispõe de poderes e pode sim interferir na apuração dos fatos.

Por uma questão de lisura das investigações, nós, Mulheres da Amazônia, viemos à público pedir para que Frank Lima seja afastado da Semsa. Vale salientar que após as denúncias se tornarem públicas, o investigado remanejou servidores, ação essa que implica diretamente no resultado das investigações.

Aproveitamos o ensejo para repudiar veementemente os ataques proferidos por Frank Lima à vereadora Michelle Melo. Como parlamentar e mulher, Michelle tem cumprido com o seu dever de fiscalizar o Executivo e ser porta-voz da população.

Fazemos também coro ao pedido de afastamento do secretário Frank Lima, solicitado pela Comissão de Mulheres da Câmara de Vereadores de Rio Branco (CMRB), e reforçamos o pedido para que os demais vereadores também apoiem esse movimento, que presa pela verdade e a justiça.

Ao prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e à vice-prefeita, Mafiza Petecão, reendossamos o pedido de afastamento do secretário Frank Lima, como prova contundente de que a gestão nada tem a esconder ou a quem beneficiar.

Instituto Mulheres da Amazônia (IMA)
Levante Feminista contra o Feminicídio e todas as formas de violência contra a Mulher
Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia (MAMA)

Sair da versão mobile