Começou neste domingo, 4, às 8h e vai até às 22h o mutirão de vacinação promovido pela Prefeitura Municipal de Rio Branco no Ginásio do Sesi. A meta é vacinar cerca de 5 mil pessoas a partir dos 30 anos de idade.
A pedagoga Adriana Miranda, de 30 anos, foi uma das pessoas que tomou a primeira dose da vacina. Para ela, foi um momento de muita alegria. “Eu estava muito ansiosa por esse momento. Minha mãe e meus irmãos já tomaram, então estamos bem mais tranquilos”, disse ela.
Desde as primeiras horas do mutirão a procura tem sido alta. O secretário municipal de saúde de Rio Branco comemorou o avanço da imunização e destacou que é possível chegar no local a partir do Terminal Urbano gratuitamente em linhas criadas exclusivamente para a ação.
“Hoje está sendo muito tranquilo. As pessoas estão vindo e procurando bastante. Temos uma grande parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Acre, o IEL [Instituto Euvaldo Lodi], o Sesi [Serviço Social da Indústria], Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco e RBTrans. Juntos, nós fizemos essa grande ação e é importane lembrar que tem quatro ônibus da Secretaria de Educação no Terminal Urbano, na plataforma C, para facilitar a chegada das pessoas aqui e levando de volta ao terminal também de forma gratuita”, destacou Frank Lima, secretário da Semsa.
Ainda segundo o secretário, com o mutirão deste domingo, a estimativa é alcançar 50% da população vacinada, considerando a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é imunizar na capital acreana ao menos 284 mil pessoas.
“Se Deus quiser, vamos quebrar a barreira dos 50% de pessoas vacinadas com primeira dose hoje para que possamos avançar na segunda dose também. Já temos 15% vacinado com segunda dose e a intenção é de que na semana a gente possa intensificar essa vacinação de segunda dose, sendo que o Ministério da Saúde preconiza que nós temos que vacinar pelo menos 284 mil pessoas em Rio Branco. Já temos vacinados e lançados no site do Ministério da Saúde 138 mil pessoas e, vacinando acima de 4 mil pessoas hoje, nós vamos quebrar essa barreira de 50% vacinado com primeira dose”, finalizou o secretário.
Leia também: Mutirão vacina pessoas a partir dos 30 anos neste domingo