Pular para o conteúdo
inauguração TRE-AC

No Acre, ministro do STF critica retorno do voto impresso

Luís Roberto Barroso participou da inauguração da nova sede do TRE/AC, nesta quinta-feira,29

Ministro defendeu a democracia e o sistema eletrônico de votação. (Foto: Reprodução YouTube)

Durante visita ao Acre, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, defendeu eleições “livres e limpas” por meio das urnas eletrônicas, em resposta sobre a possibilidade do voto impresso. O ministro participou da inauguração da nova sede do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC), na manhã desta quinta-feira,29. A solenidade foi toda registrada e pode ser acessada por aqui.

Barroso utilizou sua idade para comparar os sistemas eleitorais no período histórico, além de defender a democracia em prol de ditaduras. Sobre as votações eleitorais ele afirmou que voto impresso é menos seguro que o voto eletrônico, alegando que é um sistema que deve trazer insegurança e riscos. “Ninguém tem paixão por urnas eletrônicas, nós temos paixão por eleições livres e limpas”, defendeu.

O ministro exemplificou ainda parte dos problemas que o sistema antigo pode acarretar, como a quebra do sigilo dos votos e mais.“Nós estamos falando de 150 milhões de votos em um país em que muitas partes você tem problemas de roubos de carga, em outras você tem milícia, em outras você tem facções criminosas. Portanto nós vamos ter que transportar milhões de votos com o risco que isso envolve, temos que armazenar esses votos para que não apareçam. E depois, isso que é um filme de terror, temos que contar os votos à mão” argumentou Barroso.

Além disso, o presidente do TSE também criticou o discurso de “se eu perder houve fraude”, em casos de políticos que não aceitam o resultado das eleições. “Em 2014, o candidato derrotado pediu auditoria e o próprio partido reconheceu que não houve fraude. Nunca se documentou fraude. No dia que se documentar, a Justiça Eleitoral vai apurar imediatamente”, defendeu.

Durante o evento houve a outorga da Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral ao ministro, em reconhecimento aos serviços prestados.

Nova sede

A nova sede do TER-AC fica localizada na Cidade da Justiça, em Rio Branco. A construção possui dois blocos principais: uma ala térrea, que abrigará as atividades do Pleno; e uma torre, para as atividades administrativas e jurisdicionais, composta de quatro pavimentos, térreo, subsolo e estacionamento.

Solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira,29. (Foto: TRE-AC)