X

Peça teatral “Depois de Dora” traz reflexões sobre a vida e a morte com humor, drama e críticas

 

Espetáculo inicia sua terceira temporada nesta sexta,9. (Foto: Mag Araújo/Divulgação)

Um dos maiores tabus da sociedade, a morte é o tema principal da peça “Depois de Dora”, da  Associação Teatro Candeeiro, que inicia sua terceira temporada nesta sexta, 9, às 20h, na Usina de Arte João Donato (Distrito Industrial). Com entrada gratuita, a montagem será apresentada nos dias 10, 11, 16, 17, 18, 23, 24, 25, 29, 30 de julho, encerrando em 1 de agosto. O projeto é financiado pelo Governo do Estado do Acre, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).

Com humor, drama e críticas, o espetáculo pretende fazer o público refletir sobre a vida e a morte, sobre a efemeridade da existência humana, abordando o tema de diversas formas. O fio condutor para a trama centra-se na morte de Dora, que tem seu fim especulado, lamentado e comemorado pelas outras personagens da trama.

Gabs (centro) interpreta o sarcástico Narciso. (Foto: Mag Araújo/Divulgação)

Uma das que não possuem qualquer pudor para rir e falar sobre a morte é Narciso, personagem interpretado por Bel Gabs que comenta o desafio de abordar o tema por meio da comédia. “Falar de morte não é fácil, mas o Narciso sempre tem um comentário carregado de humor, sarcasmo, ironia e as vezes até maldoso. O desafio dessa personagem é justamente o seu alto astral”, relata Gabs.

Além dele, seis atores compõem o elenco, e mais 11 artistas completam toda a equipe. A peça conta com o roteiro, direção e produção do acreano Nolram Rocha, que acredita que o diálogo criado entre quem está no palco e quem está na plateia foi um dos fatores para o retorno positivo que receberam do público.

“Quem vê “Depois de Dora”, vive a peça, percorre ambientes, sorri, se emociona, interage, solta a voz e sacode a tristeza que tem nos assolado em tempos de pandemia. Quem já assistiu costuma voltar mais vezes para perceber melhor as reviravoltas do enredo e levar pessoas queridas para compartilhar a experiência.”, comenta o diretor.

É o caso de Rammeson Aguiar, de 24 anos, que assistiu a peça na temporada passada e planeja rever a montagem. “Consumimos muitos conteúdos de fora do nosso estado e por vez não valorizamos os excelentes artistas acreanos. O espetáculo ‘Depois de Dora’ conta com um elenco sensacional, uma história que nos traz um mix de emoções, do riso ao choro, e uma reflexão necessária sobre a vida”, declara.

Para lembrar:

“Depois de Dora”

Dias: 9,10,11,16,17,18,23,24,25,29,30 de julho e 01/08.

Horário: 20h

Local: Usina de Arte João Donato

Entrada gratuita

 

Elenco:  Jaqueline Chagas (Isadora);   Jhony Carvalho (Enrico); Biah Araújo (Genetriz);  Hysnaip Moura (Caetano);  Lonara Teixeira (Lúcia); Netty França (Marília);Bel Gabs (Narciso).

Ficha Técnica: Contrarregragem atuante: Biah Araújo, Bianca Cabanelas, Elias Silva, Henrique Queiroz, Jonathan Torres, Rick Santos e Weslley Silva; Arte Gráfica : Pedro Daher ; Assistência de direção e produção : Elias Silva ; Cantores solistas : Bel Gabs, Biah Araújo e Eyshila Cristine ;Captação audiovisual | Produtora Astronautas ; Costureira : D. Ivone Carvalho; Direção musical : Gustavo Leles, João Gabriel Fonseca e Nolram Rocha ; Fotografia | Mag Araujo e Bianca Cabanelas ; Iluminação : Jaqueline Chagas ; Ass. Operação de luz | Henrique Queiroz ;Piano | Eduardo Bibiano ; Violão e Percussão : Eyshila Cristine; Sonoplastia : Gustavo Leles e João Gabriel Fonseca; Operação de som : Henrique Queiroz; Tecido acrobático : Hysnaip Moura; Canção original | “Fiel soldado” – Compositor: Nolram Rocha; Arranjo: Banda Laika (DF) e João Gabriel Fonseca.

A Gazeta do Acre: