Como qualquer novidade, a imunização contra Covid-19 ainda gera muitas dúvidas na população e uma delas é sobre a doação de sangue. Para cada tipo de vacina existe um período específico de espera para realizar a doação, na maioria dos casos, este prazo é de sete dias. Para evitar dúvidas e falta no estoque, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) incentiva a população a fazer a doação antes da vacina.
É preciso estar atento ao tempo de inaptidão do sangue para doar de acordo com o fabricante de cada vacina. Para quem toma as doses da Coronavac ou Covaxin, é preciso esperar 48 horas para realizar a doação; Já no caso das vacinas dos laboratórios Astrazeneca, Oxford e Ficoruz, a espera deve ser de sete dias. As vacinas da Pfizer, BioNTHEC e FosunPharma, assim como a Sputnik V, também apresentam o prazo de sete dias de espera para fazer qualquer doação.
O Hemoacre está com alta demanda pelas unidades de saúde, desde o Into ao Pronto Socorro. Portanto o Centro recomenda doar antes de vacinar. “Estamos convidando os doadores e aquelas pessoas que tem intenção de doar para passar no hemocentro, fazer sua doação e depois tomar a vacina sem problema nenhum”, explica Josiane Amorim, gerente geral da instituição.
Charlton Menezes, doador há 10 anos, tomou a segunda dose da vacina em maio e já fez sua doação. Ele conta que na triagem antes da doação que foi orientado sobre o tempo de espera. “O ideal é vir doar mesmo com dúvida, pois você tira todas as dúvidas aqui no Centro. Normalmente as pessoas perguntam para amigos e outros que não sabem as informações corretas e pode deixar de doar por falta de informação”, opina o servidor público.
A gerente explica que os estoques de bolsa de sangue do órgão estão no limite e que qualquer tipo de sangue é bem vindo. “Precisamos ter condições para qualquer eventual emergência maior. Hoje não estamos escolhendo tipo sanguíneo, qualquer tipo que puder fazer a doação é excelente!”, incentiva Josiane.
Para doar sangue é preciso levar documento de identificação oficial com foto; ter entre 16 e 19 anos de idade; estar em boas condições de saúde; estar alimentado (evitar alimentação gordurosa por pelo menos 3 horas antes da doação); e ter dormindo pelo menos 6h nas últimas 24 horas.
O Hemoacre informa também quais os únicos casos que impedem alguém de ser doador de forma definitiva: ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade; evidência clínica de Hepatite B e C, AIDS (vírus do HIV), Doença de Chagas e doenças associadas aos vírus HTLV I e II.
“As vezes a gente pensa mais na dor da agulha do que na dor da pessoa de alguém que pode perder um parente”, destaca Charlton.
Confira abaixo os impedimentos temporários e as informações completas:
Leia mais: Governo quer mandar para o fim da fila cidadão que recusar vacina no Acre