7 de fevereiro de 2023
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

No Result
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Luísa Lessa
    • Evandro Ferreira
    • Beth Passos
    • Cláudio Porfiro
    • Roberta D’Albuquerque
    • Pablo Angelim Hall
    • Stéphanie Assad
    • Marcela Mastrangelo
  • Social
    • Jocely Abreu
    • Gazeta Estilo
    • Jackie Pinheiro
    • Márcia Abreu
    • Beth News
    • Mirla Miranda
    • Roberta Lima
    • Giuliana Evangelista
  • Publicações Legais
    • Avisos
    • Comunicados
    • Editais
    • Publicações Legais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

7 de fevereiro de 2023
No Result
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
No Result
View All Result

Atividades culturais online melhoraram a relação familiar de 70% dos moradores do Norte

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
26/07/2021
A A
Produtos culturais facilitaram os desafios da nova vida durante a pandemia na família Mastrângelo.

Produtos culturais facilitaram os desafios da nova vida durante a pandemia na família Mastrângelo.

Manda no zap!CompartilharTuitar
Produtos culturais facilitaram os desafios da nova vida durante a pandemia na família Mastrangelo.

O isolamento social durante a pandemia trouxe muitos desafios para dentro de casa, ainda mais quando se têm três filhos, como na casa de Marcela Mastrangelo, que trabalha como terapeuta sistêmica. Mas o consumo de produtos culturais foi um fator que contribuiu para a melhoria dessa relação, não só para a família Mastrangelo, mas para cerca de 70% da população do Norte e Centro Oeste.

O dado foi apresentado na nova pesquisa do Itaú Cultural e Datafolha, divulgada na última quinta-feira, 22. A pesquisa entrevistou 2.276 pessoas de todo o país, durante maio e junho de 2021 e investigou os hábitos culturais dos brasileiros durante a pandemia. Os resultados são uma amostra que contribui para visualizar e representar parte das regiões. 

A família Mastrangelo pode se encaixar facilmente nessa estatística, visto que um novo hábito surgiu para o casal Marcela e Washington. “Meu marido passou a assistir série, que é uma coisa que ele não tinha muito interesse, e hoje a gente consegue fazer isso juntos como casal, então essa foi uma novidade que o momento trouxe”, comenta Marcela, que sempre assistiu muito seriado, mas não em companhia.

Além do casal, a mãe conta que também melhorou a convivência da família como um todo, com os filhos Giovani, de 16 anos, Pietro, de 12, e Ana, de 9 anos. Pela faixa etária, Marcela ainda compartilha gostos com os filhos mais novos e ela explica que o “estar juntos” sempre foi prioridade na família, mas que a arte ameniza as dificuldades do momento vivido.

“A arte sempre trás ensinamentos, em todos os níveis, ela sensibiliza para o outro, para o diferente, para mudanças, sensibiliza para o hoje. Então, sim, creio que a gente teve mais saúde com o consumo (cultural), mais qualidade de vida”, afirma a terapeuta.

Pela pesquisa é possível constatar também o aumento do interesse das pessoas pelo consumo de atividades culturais on-line. Entre os produtos culturais online mais consumidos, em todo o país, neste período, estão as músicas, consumida por 79% dos entrevistados, filmes e séries (75%), jogos eletrônicos (43%), apresentações artísticas, como dança e teatro (40%), e livros digitais (40%). Todos os números aumentaram, com relação a pesquisa realizada no primeiro ano de pandemia.

Na região Norte e Centro-Oeste, 59% dos participantes afirmaram que possuem mais interesse por atividades online durante a pandemia.

Marcela, que já consumia arte de outras formas, passou a conferir mais lives, ouvir mais música e assistir mais conteúdo em casa, assim como os filhos, cada um dentro dos seus gostos pessoais. Na região Norte e Centro-Oeste, 59% dos participantes afirmaram que possuem mais interesse por atividades online durante a pandemia e 74% alegou que, com a maior disponibilização de conteúdos, conseguiu ter acesso a atividades culturais que, de outra forma, não teria.

O diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, comemorou o aumento dos número, visto que tem sido um dos investimentos da empresa neste período. Ao constatar a carência no acesso à cultura na região Norte, ele afirma que há o interesse em realizar o projeto “Cena agora” que reúne apresentações online valorizando a dramaturgia de determinada região. Em maio deste ano, o projeto, realizado pelo Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural, foi realizado no Nordeste. Destaca-se também a plataforma de streaming Itaú Play, que reúne produções de várias regiões.

Saúde mental

Cerca de 67% dos entrevistados da região Norte e Centro Oeste tiveram problemas de saúde mental nos últimos doze meses. Marcela reforça como foi desafiador e até “horripilante” os impactos da nova vida no início da pandemia, mas acredita que os diálogos constantes entre a família contribuíram para o equilíbrio de todos.

“Nós somos uma família que privilegia estarmos juntos, se relacionando, conversando… Senti no meu marido um pouco de tensão pelo momento incerto economicamente, até pelas condições de saúde, tivemos medos. Mas consigo visualizar, na minha família, um certo equilíbrio e muita comunicação, muito diálogo, colocar para fora as queixas, isso facilita muito a convivência”, relata.

Veja também: Séries e filmes que valem a pena assistir!

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR
ADVERTISEMENT
Anterior

Quantidade de cocaína apreendida na fronteira aumenta mais de 50 vezes, no 1º semestre de 2021

Next Post

Rayssa Leal, a Fadinha, fatura prata no skate street em Tóquio 2020

Mais Notícias

3º destaque

Vídeo de vaca que aparece ‘do nada’ em bar no Tucumã viraliza na internet

2º destaque

Jovem é assassinado a tiros em área de mata fechada no Segundo Distrito de Rio Branco

6º destaque

Deputados federais Eduardo Veloso e Gerlen Diniz podem perder os mandatos em decorrência de ação que tramita no STF

5º destaque

Junta Comercial e Associação dos Municípios do Acre assinam termo para desburocratização de registro empresarial

Governo segue o cronograma do mutirão de cirurgias na Fundhacre por mais seis meses. Fotos: Gleison Luz/Fundhacre
Geral

Governo segue o cronograma com meta de 250 cirurgias por mês na Fundhacre

POLÍTICA

Vereador do Bujari acusado de agressão poderá ser proibido pela Justiça de participar de trabalhos legislativos

Mais notícias
Next Post

Rayssa Leal, a Fadinha, fatura prata no skate street em Tóquio 2020

restaurante jarude

Comida árabe mediterrânea com uma bela decoração: combinação perfeita do novo restaurante Mrs.Jarude

ADVERTISEMENT
Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

No Result
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Luísa Lessa
    • Evandro Ferreira
    • Cláudio Porfiro
    • Beth Passos
    • Roberta D’Albuquerque
    • Pablo Angelim Hall
    • Stéphanie Assad
    • Marcela Mastrangelo
    • Foster Brown
    • Frei Paulo Roberto Gomes
    • Aline Cordeiro
  • Social
    • Jocely Abreu
    • Gazeta Estilo
    • Jackie Pinheiro
    • Márcia Abreu
    • Beth News
    • Mirla Miranda
    • Roberta Lima
    • Giuliana Evangelista
    • Guia Glam
  • Charge
  • Vídeos
  • Publicações Legais
    • Avisos
    • Comunicados
    • Editais
    • Publicações Legais
  • Fale Conosco
  • Expediente
  • Receba Notícias no celular

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre