O governador Gladson Cameli anunciou, nesta sexta-feira, 30, que fará os primeiros concursos públicos da sua gestão em 2022.
“Estou aguardando o equilíbrio da Lei de Responsabilidade Fiscal e preparando todos os trâmites legais para que possamos lançar o edital dos concursos. Os certames terão vagas para diversas secretarias e quero realizá-los no início de 2022”, informou o governador.
De acordo com o secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, a expectativa é de que os editais sejam lançados já em novembro e, a princípio, a ideia é de que sejam realizados concursos para o suprimento de vagas na Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, para as secretarias de Estado de Educação e Saúde, além do setor de infraestrutura, cuja demanda deve ser repassada à gestão nos próximos dias.
“Em termos de quantidade de vagas, a gente ainda não tem, porque os órgãos ainda estão computando as vagas em aberto, porque como o Estado se encontra acima do limite prudencial estabelecido na lei de responsabilidade, concursos ocorrem para reposição de vagas em aberto, então estão computando e vão nos informando”, explicou Brandão.
Cadastro de Reserva da PMAC
Na edição desta quinta-feira, 29, do Diário Oficial do Estado, foi realizado o chamamento de 24 candidatos integrante do Cadastro de Reserva (CR) do último concurso da Polícia Militar do Estado do Acre. Ainda segundo Brandão, o CR era de aproximadamente 500 vagas, destas, 200 foram chamadas inicialmente e por não terem sido completadas, foi realizado este novo chamamento.
Embora não seja possível garantir o chamamento de todos os que integram CR, o secretário afirmou que “a data de matricula dos militares da PMAC está prevista para 1° de setembro e, se nessa data não forem supridas as vagas será feito um novo chamado, concluída a turma de 200 vagas para a PM”, disse.
Além disso, ele lembrou que está em tramitação um Projeto de Lei que busca transferir o cadastro de reserva da PMAC para o Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC), para que sejam repaoveitados, dentro da quantidade de vagas em aberto.
“Não podemos dizer que todos serão chamados, porque depende do numero de vagas em aberto, mas a proposta do governo é chamar o máximo possivel dentro da quantidade de vagas em aberto. A disponibilidade orçamentária para este ano é de 325 vagas e destes 325, já estamos superando as 200 vagas iniciais para a PM e em seguida vamos fazer o chamamento dentro das vagas do Corpo de Bombeiros”, finalizou.
Leia mais: Governo convoca 24 candidatos para Curso de Formação de Aluno Soldado da PMAC