X

Friale alerta para mínima de até 9ºC e baixíssima umidade do ar, a partir desta quinta-feira

Davi Friale vive há 30 anos no Acre

O pesquisador Davi Friale divulgou novo boletim sobre a chegada do frio polar, nesta quarta-feira, ao Estado. Segundo ele, as temperaturas mínimas ficarão entre 9ºC e 12ºC, ao amanhecer, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do Acre, entre esta quinta-feira e o próximo domingo. Segundo ele, temperaturas semelhantes às registradas nos primeiros dias deste mês de julho de 2021, quando Rio Branco e outros municípios do leste e do sul do Acre registraram, oficialmente, 10 e 11ºC.

“A diferença, agora, estará na maior duração deste frio e dos ventos intensos que estarão soprando durante alguns dias consecutivos, o que dará sensação inferior a 6ºC para quem estiver exposto a tais ventos. Portanto, no Acre e nas áreas próximas, o frio atual será forte, sim, mas não tanto quanto estão divulgando por aí e, muitas vezes, envolvendo o nosso nome”, alfinetou o pesquisador.

Friale alerta para a possibilidade de ventos intensos e ininterruptos soprando da direção sudeste, com rajadas que podem superar 50km/h, em alguns pontos, e baixíssima umidade do ar, com percentuais inferiores a 20%.

“Alertamos a população para a baixíssima umidade relativa do ar que vai predominar no Acre – principalmente nas regiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira – nos próximos dias, até, pelo menos, a primeira semana de agosto, com percentuais inferiores a 20%, o que caracteriza estado de alerta para a saúde humana. A situação poderá ficar ainda pior, pois é média a probabilidade de que, em alguns dias e em algumas cidades, na parte da tarde, o percentual possa ficar abaixo de 12%, o que levaria ao estado de emergência para a saúde das pessoas”, diz o pesquisador.

Ele dá dicas de cuidados que a população pode ter para amenizar os efeitos da baixíssima umidade: “Fique atento, portanto, ingerindo muito líquido e evitando ficar exposto ao sol, entre 10h da manhã e 4h da tarde, assim como fazer exercícios físicos excessivos nos próximos dias. Dentro de casa, coloque panos molhados e recipientes com água, a fim de atenuar um pouco a umidade do ar”, ensina.

A previsão meteorológica é a chegada de outra onda de frio, no domingo, 1º de agosto, o que deve reforçar os dias secos e as noites frias no Acre.

Categories: Sem categoria
A Gazeta do Acre: