X

Mais de 60 acreanos podem ter recebido doses vencidas da vacina AstraZeneca

vacina Oxford,AstraZeneca

 

Dados apontam que até 19 de junho,1.532 imunizantes vencidos haviam sido aplicados em diversos municípios.

Cerca de 62 acreanos podem ter recebido a primeira dose da vacina contra o Covid-19 vencida (da  AstraZeneca) , segundo dados da Folha de São Paulo, adquiridos nos registros oficias do Ministério da Saúde. Xapuri foi o município acreano com mais casos registrados, sendo a 67º  cidade do país que teria aplicado vacinas vencidas, somando 51 pessoas.

Além de Xapuri, os dados apontam que o município de Senador Guiomard teve quatro vacinas vencidas aplicadas, duas em Acrelândia, duas em Rio Branco, uma em Epitaciolândia, uma em Cruzeiro do Sul e uma em Porto Walter.

Segundo a coordenadora estadual de imunizações, Renata Quiles, após a denúncia na reportagem todos os municípios envolvidos foram acionados para apurarem o caso. Na maioria das cidades foi constatada uma falha no momento de registrar a data das vacinações e não a aplicação de vacinas com validade expiradas. Ela explica que em alguns casos o próprio sistema inverteu os dias com os meses registrados.

Renata afirma ainda que o estado mandou todas as vacinas desde o início da campanha com prazo de validade apto para uso, mas não descarta a possibilidade de aplicações vencidas. A coordenação ainda aguarda pela apuração da cidade de Xapuri, que foi a mais afetada.

A pesquisa especifica oito lotes que originaram as vacinas vencidas, sendo que o último venceu em 4 de junho. Para conferir se você foi uma dessas pessoas, basta ir ao posto de saúde com sua carteira de vacinação ou conferir o lote e a data da vacina.

Confira os lotes e as datas de vencimento em cada município:

Lote: 4120Z001 (Vencimento – 29 de março)

Lote: 4120Z004 (Vencimento -13 de abril)

Lote: 4120Z005 (Vencimento -14 de abril)

Lote: CTMAV501 (Vencimento – 30 de abril)

Lote: CTMAV505 (Vencimento – 31 de maio)

Lote: CTMAV506 (Vencimento – 31 de maio)

Lote: CTMAV520 (Vencimento – 31 de maio)

Lote: 4120Z025 (Vencimento – 4 de junho)

 

Caso a pessoa identifique algum erro, basta se dirigir a um ponto de vacinação para tomar uma “terceira” dose. No caso de vacinas vencidas não foi apontado nenhum efeito colateral, mas é como se a dose não houvesse efeito nenhum, nem de imunização.

A Gazeta do Acre: