Pular para o conteúdo
Contra Covid-19

Mutirão vacina público a partir dos 20 anos, nesta sexta-feira, em Rio Branco

Expectativa é alcançar o público de 18 anos, na Capital, até o final da próxima semana

Chegou a vez de pessoas com 20 anos ou mais tomarem a primeira dose de vacina contra Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco realiza hoje o primeiro dia de mutirão com foco nas pessoas com 20 anos ou mais. Um novo mutirão será realizado também no sábado, 24.

São disponibilizados oito pontos de imunização: Biblioteca da Floresta; Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde; Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), além de cinco unidades básicas de saúde.

Para se vacinar, é preciso ir a um dos pontos indicados abaixo munido de documento oficial com foto entre 8h e 16h:

    • Biblioteca da Floresta
    • Conjunto Habitacional Cidade do Povo
    • Centro de Convenções da Ufac
    • Urap Claudia Vitorino
    • Urap Eduardo Assmar
    • Urap Vila Ivonete
    • Urap Roney Meireles
    • Urap Hidalgo de Lima

Já das 8h às 22h, a população também pode buscar a Biblioteca Pública, localizada no centro de Rio Branco.

Avanço da imunização

A retomada da vacinação com a primeira dose foi possível após a chegada de um novo lote com cerca de 130 mil doses de imunizantes, que destinou 55.470 doses para Rio Branco na última quarta-feira, 21.

No Estado, a meta é alcançar 80% da população com a primeira dose, sendo que a estimativa do público geral a ser vacinado no Acre é de 581.615 pessoas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Até o momento, de acordo com dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Acre, o estado recebeu 503.479 imunizantes para aplicação de primeira dose e 187.400 para administração de segunda dose que, com esta última pauta de distribuição, deve alcançar cerca de 30% da população com esquema vacinal completo, ou seja, as duas doses, incluindo aqueles que receberam a vacina Janssen (dose única).

Dados do Ministério da Saúde apontam que, até a quarta-feira, 21, o Acre aplicou 333.591 primeiras doses e 113.683 segundas doses. Enquanto a capital deve alcançar o público de 18 anos até o final da próxima semana.