Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

“Nós já temos vacinas para iniciar”, diz Frank Lima sobre imunização de adolescentes

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco continua aguardando Nota Técnica do Ministério da Saúde com as orientações oficiais acerca da vacinação de adolescentes a partir de 12 anos. Apesar disso, o responsável pela pasta, Frank Lima, declarou nesta quarta-feira, 28, que o município está preparado para iniciar a vacinação.

“Na hora que o Ministério emitir a Nota Técnica, junto ele envia as vacinas. Mesmo assim, nós já temos vacinas pra iniciar sim”, disse Lima.

O anúncio de vacinação para o público adolescente foi feito na noite de terça-feira, 27, pelo Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, que informou que adolescentes de 12 a 17 anos serão incluídos na vacinação contra a Covid-19, com prioridade para comorbidades.

A expectativa, segundo o MS, é que a imunização deste público comece após a conclusão do envio de ao menos a 1ª dose para a população adulta. Ainda de acordo com o MS, estados e municípios devem seguir as definições do Programa Nacional de Imunizações quanto aos intervalos entre as doses de vacinas e demais orientações.

Após a distribuição da primeira dose para toda a população acima de 18 anos, será analisada a redução do intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina, com base em evidências científicas.

Avanço da vacinação na capital

Em Rio Branco, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 70% da população rio-branquense a partir dos 18 anos, o que corresponde a 284 mil pessoas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco informou que, até esta terça-feira, 27, 174.517 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, representando 61% da meta, enquanto 56.337 pessoas receberam a segunda dose, representando 19% da meta almejada.

Imunização nesta quinta-feira, 30

Para o público adulto, a vacinação segue com foco na faixa etária de 18 anos ou mais, em Rio Branco. Para se vacinar é preciso levar um documento oficial com foto, cartão do SUS ou CPF, entre às 8h da manhã e 16 horas.

Pontos de vacinação para 1ª e 2ª dose:

Pontos somente para 2ª dose:

Sair da versão mobile