X

Após cobrança de deputados, presidência da Aleac volta atrás e sessões serão presenciais já na próxima semana

A decisão da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) de manter as sessões remotas no retorno dos trabalhos legislativos, neste segundo semestre, gerou polêmica entre os deputados estaduais. Na sessão desta terça-feira,03, alguns se manifestaram contrários e defenderam que as sessões devem ser presenciais, como nas Câmaras Municipais.

Depois da sessão, o presidente da Casa, deputado Nicolau Júnior (PP) se reuniu com os pares e submeteu o assunto à votação, que terminou com a maioria dos deputados presentes se posicionando favoráveis ao retorno das sessões presenciais já na próxima semana.

“Está mais do que na hora de voltarmos às sessões presenciais. É inadmissível somente a nossa Aleac continuar com as sessões remotas. Eu faço as sessões remotas do meu gabinete móvel, diretamente nos bairros de Rio Branco e dos municípios do nosso Acre. Mas, quero o retorno das sessões presencias imediatamente!”, cobrou o Roberto Duarte (MDB), que foi o responsável por levantar o questionamento entre os parlamentares.

O deputado Neném Almeida (sem partido) também disse ser contra a continuidade das sessões remotas. “Temos que voltar presencial. Ali é a casa do povo e o povo tem o direito de acompanhar de perto seus representantes”, defendeu.

Cadmiel Bonfim (PSDB) também justifica que há a necessidade da presença das pessoas. “Prefiro as sessões presenciais para que tenhamos o contato mais direto com o público”, reiterou.

Para o deputado Edvaldo Magalhães (PC do B) é preciso haver um entendimento para que a decisão seja revista. “Sou a favor da imediata retomada das sessões presenciais. Teremos uma reunião e vou defender que já se inicie. Não há justificativa, com os cuidados necessários, de não fazermos presencial. A mesa precisa definir logo.”, cobrou.

Pedro Longo (PV) acrescentou que o retorno é bom para todos. “Creio que todos sejamos a favor do retorno. A mesa informou que estando concluindo a instalação de equipamentos para retornar.”, completou.

Já o deputado Daniel Zen (PT) pondera a necessidade de que todos estejam imunizados. “Sou a favor da retomada, após verificado se todos os servidores da Casa já tenham sido imunizados com a segunda dose.”, observou.

O deputado Marcos Cavalcante (PTB) também se posicionou. “Sou a favor que volte as sessões presenciais, obviamente com alguns cuidados.”, destacou.

Atendendo ao protocolo de segurança sanitária em prevenção à Covid 19, para acesso às dependências da Aleac, além de restrito o número de pessoas, continuarão sendo exigidos o uso de máscara, higienização das mãos com álcool e verificação da temperatura.

Maíra Martinello: